Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Formação em Captação de Recursos - Intensivo

Ferramentas para viabilização de projetos

Apresentação

Formação em Captação de Recursos traz o conteúdo essencial para quem precisa comercializar projetos e programas culturais, sociais ou esportivos. Com foco prático, o objetivo é suprir uma lacuna no mercado, visto que não existe nenhum curso específico, completo e de longo prazo, voltado ao assunto. Pioneiro, esse curso pretende formar profissionais capacitados a captar recursos para organizações sociais, programas socioculturais e projetos em diversas áreas do conhecimento. 


O censo da ABCR 2014 sobre o perfil dos captadores de recursos no Brasil deixa claro que a formação dos captadores é diversa e tem origem, em sua maioria, na área de exatas, seguida por serviço social e comunicação social. Porém nenhum desses cursos possui uma disciplina de captação de recursos, o que significa que é a prática que vem formando esses profissionais. Impulsionada pelo boom das organizações sociais e leis de incentivos, essa carreira tem, no entanto, uma função primordial para a viabilização de ações que se multiplicam a cada dia.

 

Com toda essa demanda, somada à inexistência de formações específicas, esse curso vem para contribuir na especialização de profissionais na mobilização de recursos.

 

Coordenação: Daniele Torres

 

 

 

MENTORIA:

Todos os alunos terão direito à mentoria! Além de terminar com uma banca de gestores empresariais de patrocínios avaliando os projetos da turma, todos terão direito à 3 horas de consultoria individual específica sobre seu projeto, com a especialista Daniele Torres. O aluno receberá dicas, sugestões e observações, para aperfeiçoar seu projeto de venda ou planejamento de captação.

 

 


PARA GARANTIR SUA VAGA, CLIQUE NO CARRINHO DE COMPRAS ACIMA DO NOME DO CURSO

Programa

Módulo 1 > básico essencial

Opcional para quem já tiver experiência. Porém, será necessário enviar, no ato da inscrição, currículo com o histórico profissional que comprove o conhecimento prévio.

 

AULA 1 | Estudos de viabilidade e elaboração de projetos

AULA 2 | Lei Federal de Incentivo à Cultura

AULA 3 | Comunicação

AULA 4 | Comunicação

AULA 5 | Leis de incentivo diversas (Lei do Esporte, Fundo do Idoso, PRONON e PRONAS/PCD)

AULA 6 | Lei Estadual de Incentivo à cultura (ProAC)

AULA 7 | Lei do Audiovisual


Módulo 2 

 

AULA 8 | Plano de Captação e Ferramentas Comerciais

AULA 9 | Storytelling

AULA 10 | Storytelling

AULA 11 | Negociação

AULA 12 | Financiamento colaborativo e outras modalidades

AULA 13 | Patrocínio Empresarial e Editais privados

AULA 14 | Novas Fontes de Financiamento (Investimento Anjo e Private Equity)

AULA 15 | Pitching

AULA 16 | Pitching

AULA 17 | Elaboração de Projetos (oficina)

AULA 18 | Pós-venda: Avaliação e relatórios

AULA 19 | Gestão de relacionamento com patrocinadores e Pós-Venda

AULA 20 | Elaboração de projetos: Pitching com avaliadores externos (com banca convidada e mediação de Daniele Torres)

Especialistas

Luciana Castro

Educadora, atuou como professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica na rede estadual de ensino de São Paulo de 1992 a 2000. Diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Itapecerica da Serra de 2000 a 2004. Com uma experiência de 25 anos no terceiro setor, participou ativamente na fundação da Associação Holos21 - Transdisciplinaridade em Tempo Real. Trabalhou como coordenadora de polo do Projeto Guri e Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Foi coordenadora institucional da Associação Clave de Sol e Sociedade Humana Despertar. Escrevendo e executando projetos, teve clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, Grupo Ecorodovias, Samarco Mineração, AES Brasil, Duratex, entre outros. Trabalhou como Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires, de 2010 a 2014, desenvolvendo vários projetos na área de cultura, educação e meio ambiente. Atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura desde 2014, desenvolvendo ações de planejamento estratégico para clientes, inscrevendo projetos nas leis de incentivo, captando recursos, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado e realizando a coordenação pedagógica das ações.

Alice Sosnowski

Jornalista, escritora, consultora de negócios e uma das pioneiras no pensamento do empreendedorismo no Brasil. Formada no Programa 10 mil Mulheres, já desempenhou papéis de liderança no meuSucesso.com e na Rede Mulher Empreendedora. Criadora da metodologia de educação O Pulo do Gato Empreendedor©, faz consultoria para empreendedores, startups e empresas de diversos setores. Também é curadora da Virada Empreendedora desde sua primeira edição.

Guilherme Petrilli

Apaixonado por pessoas, histórias e viagens, Guilherme é Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM. Possui MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA-USP. É também formado em Gestão de Turismo com ênfase em Enoturismo pela FISUL e Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS. Possui 5 anos de experiência como professor e mais de 10 anos atuando no mercado em áreas de relacionamento e marketing de empresas como OI, Coca-Cola, Heineken e It Mídia. Recentemente co-fundou a Stytls.com.

Carolina Guerreiro

Carolina Guerreiro atua no mercado de Relações Institucionais desde 2008, realizando captação de recursos, diálogo com o governo e contato com o público. Atua como consultora à frente de sua própria empresa Wave Comunicação e Produção focada em comunicação estratégica e relacionamento para organizações do terceiro setor, empreendedores e projetos artísticos e envolvida com diferentes organizações de cunho social, cultural e artístico, entre eles: ONG Cidadão Pró-Mundo, ONG Recode, Instituto Hatus e Playing for Change.
Para saber mais, acesse: https://www.wavecomunicacao.com.br/

Marília de Lima

Cursou Administração, Gestão de turismo pela FGV e Pós graduação em Gestão de Projetos pelo SENAC. Trabalha como gestora de projetos, produtora cultural, consultora, captadora de recursos, professora, mentora e palestrante. Especialista em projetos culturais e sociais. Atua há mais de 29 anos nas áreas do turismo, eventos, projetos, marketing, cultura, economia criativa, setor 2.5 e terceiro setor. É consultora para projetos em leis de incentivo da BFV Cultura e Esporte.

Antonieta Jorge Dertkigil

Formada em Comunicação Social / Relações Públicas pela FAAP, cursou Gestão de Eventos, Negócios e Oportunidades na FGV.
Em atividades profissionais em órgãos públicos, como a Secretaria Estadual da Educação, Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa vem atuando na Gestão Pública desde 2004. De 2011 a 2016 foi Diretora do Centro de Editais Proac e Pontos de Cultura na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Durante esses 05 anos compôs a Comissão de Análise de Projetos (CAP/ICMS) em 2012 e 2013 e de 2015 a 2016.
Avaliadora na Lei Incentivo à Cultura de Sorocaba em 2015 e 2016. Em 2014 participou da Comissão de Seleção de Projetos dos Pontos de Cultura do Município de São Paulo. De 2014 a 2016 integrou o Conselho Estadual da SUTACO.

Carolina Kazumi

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós- graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projeto patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema

Daniele Torres

Daniele Torres é carioca, museóloga, com pós em: História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. É Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP.

Larissa Biasoli

Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP - Brasil) e em 2013 terminou sua especialização em Gestão Cultural e Políticas Culturais (Goldsmiths College – University of London).
Teve diferentes experiências em produção, que incluem trabalhos com Les Commediens Tropicales em 2007, Boa Companhia de 2007 a 2009 e Grupo Matula Teatro de 2009 a 2010, além de trabalhos com produção de eventos corporativos.
Desde 2013 a frente da Sorella Produções Artísticas atua em diferentes frentes como produtora executiva, gerente de projetos culturais e sociais, e coordenação de programas e festivais de teatro, como XV Festival do Teatro Brasileiro - Cena Paranaense, e XVI Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana, idealizados e realizados por Alecrim Produções Artísticas.
Atua na elaboração de projetos para leis de incentivo fiscais estaduais e federais, e captação de recursos nas áreas de teatro, música, artes plásticas e audiovisual. Nestas áreas trabalhou com o Grupo Barracão Teatro de Campinas, Alecrim Produções Artísticas e Instituto Bem Cultural do DF, Bons Ventos Produtora de Campinas e Trupe Sinhá Zózima de São Paulo e Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo.

Marcos Librantz

Formado em relações públicas, pós-graduado em gestão de marketing de serviços pela FAAP, com especialização em gestão de projetos pela FGV. Foi gerente de mobilização de recursos na Associação Amigos do Projeto Guri e atuou na OSESP como supervisor de marketing, produtor de eventos e membro do conselho administrativo. É consultor cultural e sócio da Agência NTZ Comunicação e MKT, participando de projetos como: planejamento de marketing da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), curso de pós-graduação em gestão cultural do SENAC e palestrante e professor em eventos e disciplinas sobre pioneirismo na cultura e gestão cultural na FAAP, Casper Líbero e UNIP. Mais informações em www.agenciantz.com.br

Nara Almeida

Estrategista de Content Marketing LATAM da Thomson Reuters e Professora do DIGICORP/USP.

Profissional de comunicação e marketing, apaixonada por pessoas e tecnologia e, antes de tudo, curiosa. É Mestra em Ciências da Comunicação pela USP, tem especializações em comunicação empresarial pela Syracuse University e em Publishing Management pela Câmara Brasileira do Livro e extensões pela PUC-SP e pela Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, estudando temas como Cinema, Filosofia, Juventude e Transformações na América Latina.

Foi coordenadora do Comitê de Gestão Cultural e criou os Seminários de Gestão Cultural. ambos pela Aberje, think tank de comunicação empresarial na América Latina. Foi eleita uma das 10 melhores jornalistas de comunicação do Brasil na votação popular do Prêmio Comunique-se 2015.

Natalie Ferreira Assad

Formada em Administração Social com ênfase em marketing pela ESPM. Empreendedora cultural, é co-fundadora da plataforma de financiamento coletivo, Partio.com.br. A plataforma já arrecadou mais de 2 milhões de reais para cultura e viabilizou cerca de 40 projetos nos últimos dois anos.

Depoimentos

Edna Feitosa - Assistente Patrimonial - Volta Redonda/RJ

"Todos os especialistas foram didáticos e desenvolveram os conteúdos propostos de acordo com cada área. Todos mostraram competências e conhecimentos nas suas respectivas áreas, mostrando segurança e experiência. Na minha opinião o curso foi muito rico e portanto estou levando um vasto conhecimento na área de captação."

Flavia Sakai

O curso abriu meu horizonte sobre o mercado de produção cultural e captação de recursos, por meio do conhecimento e experiência dos professores atuantes em diversas áreas e troca com os alunos. Além do repertório ampliado, trago comigo parcerias especiais com profissionais talentosos que participaram do curso. Gratidão!

Gustavo Torres

Participar da primeira turma de captação de recursos, no ano de 2015 foi um movimento "open minded" para mim. Ativo na cultura desde 2003, artista, gestor e responsável administrativo de órgãos de cultura e entretenimento, a formação trouxe todas as ferramentas para uso em um processo profissional de captação de recursos, bem como uniu todas as peças do meu quebra cabeça profissional. Tenho uma grande admiração pelos professores e colegas que fiz ao longo do curso, especialmente pela Daniele Torres. Ao final do curso, além dos conhecimentos adquiridos, o potente "networking" que o curso propiciou, me levou a garantir minha primeira captação de recursos - um feito que guardo com muito carinho em minha trajetória. Portanto, recomendo fortemente a Formação em Captação de Recursos do Cultura e Mercado e seus profissionais, a todos que querem entender todos os lados da mesa de um processo de financiamento do produto cultural; bem como, iniciar ou fortalecer vínculos, contatos e iniciar sua carreira dentro da cultura e seu mercado.

Larissa Biasoli

O curso de formação em captação é transformador! Eu fui aluna da 1a turma intensiva em janeiro de 2017 e após o curso consegui direcionar muito mais minha forma de trabalho como captadora e fazer contatos extremamente importantes. Valeu cada centavo e minuto dedicado. Ainda hoje revisito minhas anotações quando tenho alguma dúvida. Conteúdo impecável! Além disso o fato de serem diferentes especialistas trazendo cada um seu tópico de expertise é muito importante para ampliar o horizonte sobre o trabalho do captador e sobre o funcionamento do mercado. Hoje, com muita honra faço parte do time dos especialistas e retribuo pra indústria criativa e para os novos captadores as boas práticas que aprendi no curso.

Marcia Ferraz - Produtora Cultural - São Paulo/SP

"Foi muito importante a participação dos especialistas para nos colocar em contato com a realidade do mercado. Gostei muito, estou abraçando o segmento! Grata!"

Mariana Martinez - Agente Cultural - São Paulo

"Partipei da última edição do curso de formação em captação de recursos com a Dani Torres no Cultura e Mercado e foi o melhor investimento que fiz no ano!!! Estou retomando cada centavo investido na pratica. Foi muito importante organizar as ideias, estar em contato com outros produtores e ouvir os profissionais convidados e toda a experiência deles de mercado. Sentia muita falta de uma formação mais completa e acredito que essa seja o única opção no mercado que preenche todos os requisitos. Obrigada a Dani e sua equipe!"

Nana Yazbek

Curso muito completo, bastante voltado para a prática, indicado para qualquer nível de conhecimento sobre o tema. Conheci profissionais muito experientes e capacitados em suas áreas, tanto entre os professores quanto entre os alunos. Recomendo demais!

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: financiamento
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Formação em Captação de Recursos - Intensivo"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Formação em Captação de Recursos - Intensivo" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
R$ 690,00
Inscreva-se
Notícias
Parceiros