Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Fundo do Idoso

Introdução à elaboração de projetos e captação de recursos

Apresentação

Apesar da semelhança jurídica, institucional e operacional com os Fundos da Infância e Adolescência, o Fundo do Idoso é um dos mecanismos de incentivo fiscal em âmbito federal mais desconhecidos.


Nos últimos anos, ele tem ganhado visibilidade no mundo da captação de recursos, especialmente devido ao lançamento de editais de abrangência nacional por grandes investidores sociais. 


A sua importância também é cada vez mais reforçada devido às expectativas de envelhecimento da população, afinal, ele é uma fonte de recursos para diversas atividades das organizações que trabalham com a pessoa idosa e precisam reforçar sua sustentabilidade financeira.


O curso Fundo do Idoso - introdução à elaboração de projetos e captação de recursos, visa fornecer um panorama geral sobre o mecanismo e explorar as possibilidades de captação de recursos para as instituições. Com o ele será possível entender como o fundo funciona, as semelhanças e particularidades de cada estado e município e analisar a viabilidade de elaborar e captar projetos por meio desse incentivo.

Programa

AULA 1 | INTRODUÇÃO AOS FUNDOS DE DIREITOS (4h)


- Introdução às leis de incentivo fiscal em âmbito federal;

- A relação entre os conselhos de direitos e a administração pública no funcionamento do Fundo do Idoso;

- Modelos de regulamentação e de captação de recursos via Fundo do Idoso;

- A Lei 13.019/2014 (MROSC) e os fundos de direitos: impactos na regulamentação e funcionamento.

 

AULA 2 | ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DOS FUNDOS (4h)


- Critérios para o credenciamento de instituições em conselhos e apresentação de projetos para captação via Fundos;

Aspectos práticos para elaboração de projetos e captação de recursos e as possibilidades para projetos culturais: discussão dos modelos adotados em diferentes municípios e estados;

- O relacionamento entre investidores sociais e fundos de direitos.

Especialistas

Wanderson Souza

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI-USP). Trabalhou no Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA/FEA-USP). Foi consultor técnico da Organização Internacional do Trabalho (IPEC-OIT) e da Fundação Telefônica Espanha em iniciativas latino-americanas de combate ao trabalho infantil no Brasil, Equador, Peru, Panamá e México.

É sócio-diretor da Nexo Investimento Social e responsável pela área de consultoria e atendimento a investidores sociais, acumulando experiência relevante na área de investimento social, gerenciamento de projetos e gestão do terceiro setor. A Nexo trabalha com mais de 120 organizações sociais de 16 estados brasileiros e é especialista em incentivos fiscais. Além disso, a consultoria presta serviços para alguns dos principais investidores sociais do Brasil, como Itaú, SulAmérica,  BASF e Instituto Votorantim.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria:
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Fundo do Idoso"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Fundo do Idoso" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
Notícias
Parceiros