Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Gestão de Projetos Audiovisuais

Construindo uma Propriedade Intelectual

Apresentação

Com o crescimento do mercado audiovisual na última década, onde a criação do Fundo Setorial do Audiovisual em 2006 e a lei 12.485 em 2011 (lei da TV paga, que exige a veiculação de conteúdo nacional em horário nobre nos canais de acesso condicionando) são fatores fundamentais, pudemos observar a entrada de diversos players (principalmente canais de televisão e serviços de streamming, como Netflix e HBO Go) no mercado brasileiro e, com isso, a necessidade da construção de propriedades intelectuais sólidas e lucrativas.

 

O curso Gestão de Projetos Audiovisuais irá ajudar gestores, produtores e empreendedores a entenderem as etapas contempladas na construção de uma propriedade intelectual, abrangendo desde os conceitos mais básicos e introdutórios às práticas negociais mais usuais, do desenvolvimento de um projeto à sua distribuição. No curso, serão analisadas ainda as diversas fontes de financiamento existentes no mercado audiovisual, como os Funcines, patrocínios incentivados, coproduções, product placement etc.

 

O curso tem por objetivo auxiliar o aluno na prospecção, na elaboração do plano de cotas de investimento e na negociação com potenciais patrocinadores e investidores. O foco será prático e direto, em todas as aulas serão trazidos casos concretos para ajudar na compreensão e visualização dessas práticas. 

 

*PARA GARANTIR SUA VAGA, CLIQUE NO CARRINHO DE COMPRAS ACIMA DO NOME DO CURSO

 

*CLIQUE AQUI PARA VER O PROGRAMA COMPLETO E AQUI PARA VER OS CURRÍCULOS DOS PROFESSORES

Programa

AULA 1 e 2 | Construindo Uma Propriedade Intelectual 1 - Legal & Bussiness Affairs | com Marina Bouças
-    Direitos autorais morais;
-    Direitos autorais patrimoniais;
-    Propriedade intelectual de domínio público;
-    Cadeia de direitos (Chain of titles);
-    Obras derivadas e
-    Direitos de distribuição;
-    Janelas (Cinema, VOD, TV Fechada, TV Aberta);
-    Remuneração;
-    Prazo de exclusividade (Holdbacks) das janelas;
-    Colateralização cruzada de despesas de comercialização (Cross-colaterization);
-    Primeira Oferta e Última Recusa (First look and last refusal).

AULA 3 e 4 | Construindo Uma Propriedade Intelectual 2 -  Desenvolvendo a Propriedade | com Jorge Gonçalves
-    Análise do potencial da ideia através de um comparativo de títulos similares: temática, diretor, roteirista, atores e distribuidora;
-    Desenvolvimento de propriedade intelectual pré-existente (literária, biográfica ou audiovisual);
-    Empacotamento (Packaging) de projeto: Cinema, televisão e projetos de animação;
-    Aspectos contratuais;
-    Opção de compra dos direitos de roteirização, produção e direitos de exploração comercial;
-    Talentos.
-    Financiamento do desenvolvimento;
-    Recuperação de despesas de desenvolvimento .

AULA 5 e 6 | Financiando a Propriedade - Show me the money |  com Rodrigo Guimarães
-    Avaliação patrimonial de propriedade audiovisual;
-    Economia da Informação e Bem de Experiência;
-    Maximização de resultados e arranjo das janelas;
-    Prazo de exclusividade (Holdbacks) das janelas;
-    Receita Liquida do Produtor (RLP);
-    Modelagem econômica e fluxo de caixa;
-    Avaliação Financeira;
-    Plano de financiamento e práticas de mercado;
-    Investidores financeiros (Funcines);
-    Distribuidores: funções do distribuidor, valor e justificativa das comissões de distribuição, investimento em produção e ponto de equilíbrio das despesas de comercialização (P&A);
-    Canais de TV (Arts. 3-A e 39);
-    Vídeo sobre demanda;
-    Marcas;
-    Investidores institucionais e governos;
-    Desconto de contrato;
-    Fomento seletivo e fomento automático.

AULA 7 e 8 | Financiando a Propriedade - Bussiness  & Legal Affairs | com Adrien Muselet
-    Contratos com canais de TV;
-    Prazo dos contratos;
-    Prazo de exclusividade (Holdbacks) das janelas;
-    Outras temporadas;
-    Formatos;
-    Licenciamento;
-    Contratos com distribuidores;
-    P&A – limitação, validação e colateralização cruzada de despesas de comercialização (Cross-colaterization), comissões, relatórios e pagamentos e possibilidades de distrato.
-    Contratos com sales agents internacionais: mínimo garantido, conta de recolhimento (collect account) e Tributação.

Especialistas

Adrien Muselet

Diretor Financeiro na Glaz Entretenimento desde novembro de 2015. Diretor Executivo de Cinema na Conspiração Filmes entre 2014 e 2015. Diretor comercial da RioFilme de 2009 a 2014. Analista de Investimentos na Investimage de 2004 a 2009.

Jorge Gonçalves

Graduação em Novas Tecnologias da Comunicação, pós-graduação em Gestão e Negócio Audiovisual e mestrado em Comunicação Multimídia – Audiovisual Digital, onde desenvolveu pesquisa sobre Narrativas Audiovisuais para Dispositivos Móveis. Em São Paulo, foi Produtor Transmídia na beActive. Em 2011, rumou a Londres para trabalhar como produtor executivo na Pure Grass Films. Em 2012 regressou a São Paulo e se juntou ao Bando Studio/Mosquito Project como gerente de projetos. Em 2013 assumiu a produção executiva e direção financeira do Split Studio. Em 2015 se juntou à Spcine onde assume desde então a Coordenação do departamento de Desenvolvimento Econômico. Está em fase de conclusão do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios na Fundação Getúlio Vargas.

Marina Bouças

Formada em cinema pela PUC-Rio e com MBA em gestão empresarial em andamento pela FGV, possui experiência como produtora e assistente de direção para publicidade, curta-metragem e conteúdo para web e diretora do curta-metragem Em Quadros. Foi gerente comercial da RioFilme onde atuou de 2010 a 2014, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão dos editais seletivos incluindo a primeira linha de investimento público voltada para web, em parceria com o YouTube. Trabalhou também como produtora executiva do filme Carrossel para a Televisa. Em janeiro de 2014 se mudou para São Paulo onde atuou como produtora executiva. Também integrou a equipe de Bussiness Affair da Coração da Selva.

Rodrigo Guimarães

Rodrigo Guimarães é economista formado pela UFRJ e com pós-graduação em Formação Executiva em Cinema e Televisão pela FGV. Foi Gerente Financeiro, entre 2004 e 2006, na produtora Total Filmes. Em 2006 iniciou o trabalho de consultoria em elaboração de projetos e planos de negócios de empresas do setor audiovisual. Em 2011 atuou na captação de recursos do Investimage 1 FUNCINE e em 2012 assumiu o cargo de Gerente de Investimentos na RioFilme, aonde desenvolveu políticas públicas para o setor audiovisual carioca, desenvolveu e geriu mecanismos de investimento para cinema e televisão, programas de capacitação profissional, foi responsável pela prospecção e análise de projetos para o Funcine Rio 1 e elaborou editais de concessão do uso de espaços para exibição e infraestrutura audiovisual. Em Dezembro de 2014 assume o cargo de Gerente de Desenvolvimento Econômico da Spcine, colaborando na sua criação e estruturação e sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão de seus primeiros mecanismos de investimento. Em Setembro de 2015 assume o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Negócios na produtora Panorâmica Comunicação, com o objetivo de ampliar a área comercial para canais de TV e de coproduções internacionais e estruturar o departamento de cinema.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: audiovisual, financiamento, gestão , marketing, produção
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Gestão de Projetos Audiovisuais"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Gestão de Projetos Audiovisuais" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
R$ 702,00
Inscreva-se
Notícias
Parceiros