Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Inovação em Projetos Culturais - Salvador

Reinventar práticas e territórios culturais

Apresentação

Aprenda a obter efetividade máxima em projetos culturais, transformando-os em projetos sociocriativos: empreendimentos, organizações, políticas, estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos e processos criativos. Desenvolva um pensamento inovador, sistêmico, baseado em práticas de pesquisa e orientado ao design da efetividade.

 

O curso busca preparar gestores e empreendedores para lidar com a complexidade, harmonizando princípios que foram absolutos nas cadeias da Era Industrial, competitividade, produtividade e visão mercadológica, aos novos princípios que caracterizam as redes emergentes da Economia do Conhecimento, colaboração, inovação e visão sócio-sustentável.

 

REALIZAÇÃO:

Benditas Projetos Criativos& Cemec


APOIO:

Senac BA

Sebrae BA

Programa

23 de Outubro de 2015

AULA 1 | Análise Dinergética e Planejamento Complexo | Cultura de Rede e teoria dos Sistemas, novas perspectivas para design e gestão. Sistemas Vivos: autonomia, organicidade, fluxos, auto-eco-poiese, acoplamento estrutural, feedback. Aprendizagem e desenvolvimento sustentável. Pensamento linear-cartesiano e pensamento complexo. Operador dialógico. Circularidade. Fractalidade. Interdisciplinaridade. Dinergia: quando “o limitado dá forma ao ilimitado”. Método dinergético. Quatro elementos: Sentido (fogo), Propósito (ar), Método (terra), Aprendizado (água). Círculos de sentidos e vetores de propósitos. Intercontextualidade e interconectividade.

 

AULA 2 | Inteligência Sociocriativa / Patrimônio Vivo Cultural, Criativo e Socioambiental | Noções gerais de Inteligência Sociocriativa / Ecoefetividade e impacto. Contextos colaborativos: instrumentos, linguagens e conteúdos; desenvolvimento humano e direitos culturais; emancipação econômica; identidade e patrimônio vivo; articulação em redes; governança e participação social; diversidade em diálogo; pesquisa em ação. / Efeitos de um empreendimento em relação às interfaces entre identidade, memória social, meio ambiente e patrimônio cultural material e imaterial da sociedade. Ecologia sociocultural.

 

24 de outubro de 2015

AULA 3 | Ativos Culturais e Criativos / Empreendedorismo Criativo e Direitos Econômicos | Provendo instrumentos, linguagens e conteúdos para o mercado e a sociedade; Expressão artística e estética: arte e aprendizagem expansiva; Públicos intérpretes-criadores-realizadores / Economia criativa e desenvolvimento sustentável; Tendências, capacidade e movimentação econômica instalada no território: infraestrutura, know-how, uso responsável dos recursos econômicos, financeiros, tecnológicos e naturais. Cadeias de valor. Clustering: Arranjos produtivos e criativos.

 

AULA 4 | Articulação em Redes / Democratização e Coempreendedorismo | Diálogo com agendas públicas locais, nacionais e intergovernamentais, participação socioeconomica; Redes de colaboração e redes de conhecimento / Cooperação. Legitimidade social e comunitária; Uso de tecnologias para viabilizar a cogestão direta ou indireta pelos segmentos e mercados envolvidos no empreendimento; Governanças setoriais e intersetoriais.

Especialistas

André Martinez

Atuando há mais de 20 anos na economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento e aplicação de abordagens sistêmicas para gestão cultural e patrocínio no contexto brasileiro. Mentor de profissionais nos campos da cultura, economia criativa e empreendedorismo social. Consultor de empresas e fundações que estão entre as de maior influência no país. Hoje dedica-se principalmente ao estudo, design e ativação de metodologias e práticas que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos cocriativos. Proprietário da Aprax Inovação Viva. Professor e conteudista de cursos e instituições como Faculdades Integradas Rio Branco (MBA Branding Inoovation), Escola São Paulo, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, Instituto Tomie Ohtake e Cursos Cultura e Mercado, entre outras. Mais informações www.andremartinez.info

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: economia criativa, empreendedorismo, inovação, projetos culturais
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Inovação em Projetos Culturais - Salvador"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Inovação em Projetos Culturais - Salvador" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
R$ 2700,00
Inscreva-se
Notícias
Parceiros