Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Inovação no Mercado de Livros

Editoras, crowdfunding, e-books e feiras

Apresentação

O mercado editorial vive um momento rico. Ao mesmo tempo em que se discute os baixos índices de leitura, vemos um aumento de investimento nas grandes redes de livrarias, grupos editoriais internacionais desembarcando no Brasil e empresas como a Amazon esquentando o debate sobre o acesso aos livros. Paralelamente, vê-se mais lançamentos de plataformas de autopublicação, novos projetos de financiamento coletivo, crescimento do mercado de e-books e o sucesso das feiras de publicações independentes.

Novos modelos, novas funções para escritores, editores e outros profissionais envolvidos na cadeia do livro, e a importância da ampliação do olhar sobre o seu próprio trabalho.

De um lado, o processo tradicional de produção; de outro, as ferramentas tecnológicas; entre eles, a busca por uma forma de unificar as características positivas de cada um.

 

A jornada Inovação no Mercado de Livros reúne jovens profissionais que estão renovando o modo como o mercado editorial atua no Brasil. Eles vão mostrar como isso está sendo feito e indicar modelos e tendências para quem trabalha no setor ou quer adentrar esse mundo.

 

Matérias relacionadas:
Novos papéis no mercado editorial
Sozinho e coletivamente
A reinvenção do mercado do livro

 

 

Coordenação:

Mônica Herculano: Diretora de conteúdo do Cemec, onde coordena a produção dos sites Cultura e Mercado e Empreendedores Criativos, gerencia as redes desses veículos e desenvolve projetos de comunicação na área cultural.

 

 

Neste curso é possível a compra de módulos separados. Entre em contato com o atendimento.

Programa

30 de março de 2015

AULA 1 | O passo-a-passo da edição de um livro. Elementos básicos, quem é quem no processo editorial, custos e preço de capa. Introdução à produção gráfica, definição de tiragem. Distribuição e divulgação (assessoria de imprensa e redes sociais).
Professor: João Varella

 

31 de março de 2015
AULA 2 | Financiamento coletivo para livros. Como fazer, o que funciona, os principais erros.
Professor: Raquel Maldonado

01 de abril de 2015

AULA 3 | E-books: histórico, perspectivas e dilemas. Quanto a revolução digital já afetou a área dos livros e para onde apontam as atuais tendências. Vantagens e desvantagens do uso do livro digital. Tecnologias e formatos. Mercado. Produção editoral de e-books.
Professor: Tiago Ferro


02 de abril de 2015
AULA 4 | Eventos literários independentes. Modelos nacionais e internacionais. Os diferentes formatos de publicação apresentados nas feiras como a ponta do fio condutor de um ciclo construído inteiramente pelo editor: o mesmo que cria, edita, produz, imprime e, por fim, comercializa.
Professor: Bia Bittencourt

 

Neste curso é possível a compra de módulos separados. Entre em contato com o atendimento.

Especialistas

Raquel Maldonado

Cofundadora da Bookstorming, plataforma de financiamento coletivo voltada exclusivamente para o mercado editorial. Foi assessora editorial da Leya Brasil, onde atuou com pesquisa e criações de projetos literários, avaliação de leilões literários, preparação, revisão e edição de textos, entre outras atividades. Também atuou como editora assistente na Editora Objetiva e como pesquisadora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em estudo voltado para comunicação e economia.

João Varella

Jornalista formado e pós-graduado pela PUCPR, trabalha como repórter de negócios especializado em empresas de tecnologia na revista semanal IstoÉ Dinheiro. É também articulista do jornal espanhol El Economista. Fundou a editora Lote 42, a qual dirige desde dezembro de 2012. Criou e mantém desde 2011 o blog Trilhos Urbanos.

Começou a atuar como jornalista em 2003. Colaborou para diversos meios, entre eles revistas Minha Casa, ARede, Casa Cláudia Luxo, EGW, Arquitetura & Construção e Revista da ESPN, jornais O Estado de S. Paulo, La Razón, Gazeta do Povo, além de portais de internet, como R7 e POP.

Em 2012, ganhou o 2º lugar no prêmio Sebrae de Jornalismo com uma matéria sobre venda de cerveja pelo Twitter. Foi vencedor do prêmio Proyectando Valores 2006 outorgado pela Câmara Argentina de Anunciantes para os melhores ensaios científicos.

É autor dos livros "Curitibocas - Diálogos Urbanos" (Coração Brasil), "A Agenda" (Novo Conceito) e 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42, lançamento em breve).

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: editorial, empreendedorismo
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Inovação no Mercado de Livros"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Inovação no Mercado de Livros" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
Notícias
Parceiros