Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Jornada de Rádio e Experimentação

.

Apresentação

O rádio tal qual se apresenta hoje já não nos satisfaz. Os modelos padronizados e repetidos à exaustão estão esgotados. Em meio à encruzilhada tecnológica em que vivemos, faz-se urgente uma renovação do meio. Dessa necessidade de reforma, também tem origem uma questão: o que é mesmo o rádio?

A Jornada de Rádio e Experimentação nasce do encontro entre cinco profissionais com uma vontade comum – investigar novas formas de expressão por meio do rádio.

A ideia é reunir pessoas dispostas a estender nossas questões, repensar padrões, propor linguagens, encontrar novos caminhos e identificar sua própria voz.

Este curso livre é composto por seis encontros, que serão realizados entre novembro e dezembro de 2015. O conteúdo se constitui por bagagem teórica, escutas, práticas de gravação em campo, discussão de roteiro, propostas de montagem e intervenção radiofônica na rua (audição/transmissão do material produzido).

A participação é aberta a estudantes, profissionais ou interessados (com ou sem experiência no rádio).

Programa

AULA 1 | O que é Radio? | Inspirações do presente, passado e futuro

AULA 2 | Como se produzem as histórias? | Referências de narrativas e apresentação das histórias que os participantes irão produzir durante o curso

AULA 3 | Prática na rua | Orientações de pré-produção (captação do som ambiente, posicionamento dos equipamentos) e gravação das entrevistas

AULA 4 | Roteiro | Decupagem das gravações e conversa sobre elementos para roteiro e montagem.

AULA 5 | Edição | Experimentos e referências para edição e montagem.

*haverá curso básico de edição de áudio para os interessados

AULA 6 | Edição e apresentação dos programas finalizados


Bibliografia indicada:

Em busca do radio de autor: apontamentos para uma rediscussão crítica da história do radio no país (Eduardo Vicente)

Teoria do radio (Bertolt Brecht)

No ar - On line, Reflexões sobre o radio em tempos de convergencia de mídias (Julio de Paula)

Radio Radical (Murray Schafer)

Estética Radiofônica (Rudolf Arnheim)

Especialistas

Amadeu Zoe

Amadeu Zoe possui uma múltipla atuação na área da cultura e da educação. É produtor e programador da casa de shows Serralheria. Desde 2006 é envolvido com o desenvolvimento do site e podcast dadaradio.net que também possui braços em apresentações ao vivo dedicadas principalmente a difusão da música autoral, copyleft e instrumental. A dada radio surgiu como uma plataforma de difusão da pesquisa musical desenvolvida por Zoe a partir de serviços P2P e pesquisa direta na rede. O processo rádio é espontâneo e baseado em edições livres e contribuições voluntárias de outros músicos e pesquisadores. Amadeu desenvolveu pesquisa acadêmica (mestrado) na interface geografia e comunicação digital estudando o conceito e as arquiteturas de rede tendo como contexto o desenvolvimento da Internet no Brasil e mundo.

Biancamaria Binazzi

Radialista e produtora cultural, Biancamaria Binazzi se especializou em radio documentários (Radio Features) na BBC Accademy, em Londres. Uma das criadoras do projeto Goma-Laca, é aliada do Rádio para gerar encontros entre acervos, espaços e gerações, promovendo eventos musicais, podcasts e rodas de escuta. Interessada nas potencialidades do Rádio em tempos de saturação da imagem, participou do Ondas en Coro – Encontro de Radialistas e Investigadores para pensar os desafíos do rádio, em Córdoba. No estudiomanaca.com faz experimentos sonoros como Assim-Assado - um caderno de receitas musicais e o latinoamericano Cenizas en El Ayre. Desde 2012 é roteirista e produtora do programa da Revista Pesquisa FAPESP na USP FM. Também atuou na Rádio Cultura FM, Cultura Brasil, Web Rádio do Centro Cultural São Paulo, Educom.Rádio.

Debora Pill

Debora Pill é jornalista, pesquisadora de música autoral brasileira e curadora com experiência de treze anos no universo cultural. Foi colaboradora da Folha de S.Paulo, Revista +SOMA, Revista sãopaulo e Guia da Folha no Brasil e das radios KPFK e KCRW nos EUA. No radio, apresentou o programa semanal Conexões Urbanas durante dois anos na Eldorado FM e há cinco está à frente do Vitrola Livre na Radio Uol. Na TV apresentou o programa “Cada Canto” no Canal Brasil sobre os novos caminhos da música em São Paulo e participou da da Music Trends 2015 no canal BIS sobre as novas tendências da música. Fez parte do time de seleção do Rumos Música Itaú Cultural 2010-2012, do TEDxAmazonia, do projeto Improvável no Riviera Bar e do Superjúri do Prêmio Multishow 2015. Foi a única brasileira selecionada a participar do Taller da Radio Ambulante com Daniel Alarcón em Buenos Aires em abril de 2015, organizada pela Fundacion Para El Nuevo Periodismo Iberoamericano.

Julio de Paula

Julio de Paula tem o meio sonoro como forma de expressão e experimentação. Graduado em Rádio e TV pela UNESP, opera com mecanismos de documentação, em especial da cultura tradicional. Radioartista, é interessado no registro e deslocamento de paisagens sonoras latino-americanas. Foi professor de montagem de som (2005-2013) no curso de Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero, onde também é pós-graduado em Teorias e Práticas da Comunicação (2014), tendo apresentado o projeto “Metzontla Los Reyes – A Paisagem Sonora como Documentário”. Desde 2000, é produtor e diretor de programas da Cultura FM (SP), onde desenvolveu a série “Veredas” (2001-2012), premiada pela VI Bienal Internacional de Rádio do México (2006). Em sua pesquisa, busca um ponto de contato entre o rádio e as outras artes.

Roberta Martinelli

Roberta Martinelli é criadora, apresentadora e curadora do programa Cultura Livre na Rádio Cultura Brasil e na TV Cultura. O programa completou em 2015 seis anos na grade da Rádio Cultura Brasil e está na quinta temporada na TV Cultura. Em 2014 foi indicado ao APCA de melhor programa de televisão. É apresentadora do programa Prelúdio, o concurso de música clássica da TV Cultura. É professora de jornalismo cultural em rádio na pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP/SP). É atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena e palhaça em hospitais. Foi jurada do Prêmio Multishow 2012, 2013, 2014 e 2015 e integrante da comissão de especialistas do Edital Natura Musical 2012.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria:
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Jornada de Rádio e Experimentação"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Jornada de Rádio e Experimentação" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
Notícias
Parceiros