Polêmica, combatida por alguns, defendida por outros, a Lei Rouanet tem 28 anos de existência e continua sendo o mais importante mecanismo de financiamento à cultura do país.
Em meio a muitas polêmicas e notícias negativas que a envolvem, não se pode desconsiderar a sua importância para o setor cultural. Além de ser o motor para o desenvolvimento de negócios criativos e impulsionar a produção cultural, sobretudo aquelas mais afeitas a parcerias com o universo corporativo, nestes 28 anos a lei Rouanet promoveu o aumento da oferta de produtos e eventos culturais, a democratização do acesso a cultura, a maior profissionalização e formalização dos agentes culturais, e um setor engajado em aprimorar o mecanismo existente.
O curso apresenta o mecanismo como oportunidade de negócios, indicando suas funcionalidades para produtores e profissionais de cultura utilizarem da melhor maneira possível, ampliando suas possibilidades de atuação e dando ênfase à importância do desenvolvimento de projeto como uma forma de acessar o financiamento por meio da lei.
Breve histórico do incentivo fiscal no país - As atuais mudanças da Lei Rouanet – Desenvolvimento da ideia em projeto e proposta
Análise das principais mudanças em curso na lei; a importância do desenvolvimento do projeto cultural, do objetivo ao orçamento para apresentação para a lei de incentivo.
Funcionamento da Lei
O funcionamento da Lei; enquadramento do projeto dentro das exigências da legislação vigentes; operacionalização dos processos da análise a aprovação do projeto.
Aspectos Legais da nova IN
A partir das novas obrigações da Instrução Normativa, quais cuidados legais são necessários ter nos projetos incentivados.
Salic Web
O sistema de gestão pública de projetos da Lei Rouanet, seu manuseio e funcionalidade.
Gestão do projeto cultural
Como planejar e gerir um projeto cultural visando a prestação de contas.
Formas de pagamento:
Vagas limitadas: Máximo de 12 alunos por turma.
O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.
Daniele Torres é carioca, museóloga, com pós em: História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. É Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP.
O curso foi excelente, pela experiência e atenção da professora e também pelo conteúdo, completo, tanto do ponto de vista teórico-conceitual, quanto na parte prática e os exemplos apresentados. A sala de aula virtual funcionou bem, propiciando uma interação entre os participantes, mesmo à distância.A Daniele tem muita experiência na área e é ótima professora, muito clara, didática, atenciosa e nos transmite ótimas dicas e exemplos de situações reais. Superou as expectativas!
É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso