Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Mercado Editorial

O papel do editor, a seleção de livros, direitos estrangeiros e o mercado de livros eletrônicos.

Apresentação

Embora a figura do editor seja amplamente conhecida, na prática pouco se sabe quais são as atribuições desse profissional dentro de uma editora. Entre a escolha de um livro até a sua chegada nas livrarias há várias etapas que precisam ser cumpridas.

 

A primeira parte do curso irá tratar das principais etapas do processo editorial como, por exemplo, a escolha de originais, as questões que envolvem a tradução, o projeto gráfico, o briefing de capa, a escolha dos prefaciadores, o livro com imagens, o mercado de autores nacionais, o papel do revisor e do preparador. Também será discutida a importância da assessoria de imprensa e das mídias sociais para a divulgação dos livros. Em seguida, haverá uma aula sobre a importância da capa para o livro com diversos exemplos de projetos bem-sucedidos.

 

O segundo bloco discutirá o papel do departamento de direitos estrangeiros, como a relação com os agentes literários, as editoras internacionais, os critérios de aquisição, as propostas de compra e venda a importância das feiras internacionais.

 

Finalizando o curso, haverá uma aula sobre o mercado de livros eletrônicos. Entre os assuntos em pauta estão o surgimento dos e-books, os formatos e plataformas disponíveis, um panorama dos mercados nacional e internacional, os desafios envolvidos na produção, no marketing e na venda de livros neste formato e a discussão sobre o fim do livro impresso.

 

Este curso é direcionado aos profissionais do mercado editorial, escritores, profissionais que tenham interesse em mudar de área e estudantes dos cursos de Letras e Editoração.

 

Coordenação: Vanessa Ferrari

 


*PARA GARANTIR SUA VAGA, CLIQUE NO CARRINHO DE COMPRAS ACIMA DO NOME DO CURSO

 

*CLIQUE AQUI PARA VER O PROGRAMA COMPLETO E AQUI PARA VER O CURRÍCULO DOS PROFESSORES

 

Programa

AULA 1 | O papel do editor | A escolha dos originais, a tradução dos livros e o mercado de autores nacionais. O papel do preparador e do revisor, os prefaciadores e a edição dos livros com imagens.

 

AULA 2 | A importância dos direitos estrangeiros | O cultivo das relações internacionais para comprar e vender livros 

 

AULA 3 | A importância das capas | Os critérios de escolha das capas, as inovações de projeto gráfico e os casos de sucesso editorial.

 

AULA 4 | O mercado de livros eletrônicos | As particularidades do mercado do ponto de vista brasileiro e internacional

Especialistas

Vanessa Ferrari

Vanessa Ferrari é formada em jornalismo e editora da Companhia das Letras desde 2009. É colunista do blogdacompanhiadasletras e mediadora de leitura no clube de leitura da Penitenciária Feminina de Sant’Anna.

Alceu Nunes

Alceu Chiesorin Nunes, nasceu em Curitiba, mora em São Paulo há 20 anos, é designer de produto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, também estudou design gráfico na Faculdade da Cidade (RJ). Fez pós graduação em Design Estratégico, na ESPM.

Trabalha com design há 27 anos com passagens pela publicidade e em projetos de identidade visual, dedicou 17 anos exclusivamente ao design editorial de revistas, colaborou para: Superinteressante, Mundo Estranho, Aventuras na História, Vida Simples, Super Surf, Bizz, Capricho e VIP, todas revistas da Editora Abril, quando conquistou diversos prêmios em design: Abril, o Prêmio Esso de Jornalismo e o Malofiej de infografia, na Espanha, além do Prêmio Abimóvel de Design de Produto e o mais recente ano passado Prêmio Jabuti de capa. Foi professor da Miami Ad School por 10 anos. Há três anos é diretor de arte da editora Companhia das Letras.

Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista formada pela ECA-USP e integra o departamento digital da Companhia das Letras desde 2011. É uma das fundadoras do Colofão, site que discute o papel do digital dentro das editoras brasileiras.

Rita Mattar

Rita Mattar é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e responsável pelo departamento de vendas de direitos estrangeiros na Companhia das Letras.

Depoimentos

Carlos Carreiro - produtor executivo - Porto Alegre/RS

"Todos sem exceção demonstram muito conhecimento prático e teórico dos assuntos abordados. A Rita que conversou sobre direitos autorais merecia um curso específico sobre o assunto. A parte sobre mercado digital foi ótima."

Ben-Hur Demeneck - jornalista - São Paulo/SP

"Gostei muito da diversidade de especialistas e de escolha dos blocos. Cada um com o seu perfil, trouxe uma valiosa contribuição para avaliar o mundo dos livros."

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: editorial, financiamento, gestão
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Mercado Editorial"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Mercado Editorial" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
R$ 3000,00
Inscreva-se
R$ 3000,00
Inscreva-se
Notícias
Parceiros