Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Mercado Internacional da Música

Oportunidades do mercado externo para a música brasileira

Apresentação

A música brasileira é notoriamente uma das mais importantes no cenário mundial. Se essa realidade traz prestígio cultural ao nosso país, o que nos benificia, de forma geral, o mesmo não ocorre na geração de divisas econômicas diretamente ligadas à área musical.

A relevância cultural da nossa música no exterior é inegável, porém não tem gerado os benefícios econômicos que deveriam advir aos músicos, compositores, intérpretes, produtores, gravadoras e selos e outros profissionais e empreendedores atuantes no Brasil e inseridos no mercado internacional de música.

Nesse contexto, o curso Mercado Internacional da Música consiste em um guia de experiências de sucesso e identificação de oportunidades no mercado externo para a música brasileira, com a consequente geração de resultados econômicos – a serem destinados diretamente aos participantes desse mercado - mais adequados a real dimensão da difusão da nossa música no planeta.

 

Coordenação:

BM&A – Brasil, Música e Artes é uma associação privada constituída legalmente como uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, com sede em São Paulo.

Programa

AULA  1 | Panorama do mercado internacional de música | David McLoughlin | Este módulo visa a dar uma perspectiva geral do mercado internacional de música hoje. Serão tratados: comportamento geral do mercado (onde ele se concentra e quais as portas que se abrem para a música brasileira); como funcionam as novas tendências em negócios; principais gravadoras, digital, direito autoral, sincronização. Necessidades gerais para atuar no mercado internacional.

 

Aula 2 | Shows e promoção no mercado internacional | Flávio Scubi de Abreu | O foco aqui é apresentação ao vivo, que cada vez mais é o principal mercado para a música brasileira no exterior. Abordaremos na parte teórica: quais os principais festivais e circuito “brazuca”. Na parte prática: como contar uma boa história sobre seu produto (a história é tão importante quanto a música); como inscrever sua banda nos festivais; como receber seu cachê e quanto cobrar; taxas e vistos necessários. Seja um selo ou uma banda, a promoção é fundamental no mercado internacional. Neste módulo, traremos: diferenças de abordagens promocionais conforme os países; principais mídias; principais profissionais de mídia no exterior; como trabalhar com sua imagem; casos de sucesso.

 

AULA 3 | Ações de promoção no mercado internacional e o projeto BME (Brasil Music Exchange) da BM&A | David McLoughlin | O projeto BME – Brasil Music Exchange, é uma parceria produtiva que a BM&A vem realizando há 10 anos com a Apex – Agência de Exportação Brasileira. Neste módulo falaremos sobre as principais feiras para a internacionalização da música. O projeto BME e como ele pode ajudar os participantes em seus esforços de exportação. Apresentaremos: atividades do BME; como participar; os custos potenciais que terão; quais as atividades se adéquam melhor a cada necessidade.

 

AULA 4 | Planejamento estratégico para a internacionalização | Leandro Silva | Neste módulo apresentaremos conceitos básicos de planejamento estratégico para que artistas ou empresários do setor da música tracem um caminho claro para atingir o mercado internacional (módulo com atividades teóricas e práticas). A ideia é que você termine este módulo com um plano elaborado

Especialistas

David McLoughlin

David McLoughlin, nasceu na Irlanda e estudou comunicação (com especialização em cinema). É consultor da empresa MaGaiver. Foi gerente de importação da loja Tower Records, em Londres; foi gerente internacional em empresas como as gravadoras e distribuidoras Eldorado, Atração, MCD, Sum e Trama. Também foi responsável pela participação de selos nacionais em lojas digitais do mundo inteiro, representando o agregador digital The Orchard no Brasil. Desde 2007 é consultor internacional da BM&A (Brasil Música e Artes) e o projeto BME (Brasil Music Exchange).

Flavio Scubi de Abreu

Flávio de Abreu tem Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e mestrado pela Sciences-Po Paris. Já trabalhou para várias empresas multinacionais em diferentes áreas e realizou projetos em mais de 15 países da África, Médio Oriente, Europa e América do Sul . Desde 2006 Flávio está de volta ao Brasil à frente da Scubidu Music, uma agência de música especializada em turnés internacionais, gravação e gerenciamento de artistas para músicos que realmente representam a nova geração de música brasileira.

Leandro R.da Silva

Leandro R.da Silva, MBA Executivo em Gestão de Negócios; sete anos de atuação em gerenciamento de projetos - certificado PMP; experiência de cinco anos em planejamento estratégico. Atualmente é Gerente de Projetos do programa Brasil Music Exchange da BM&A, voltado para a promoção de empresas brasileiras do setor da música no exterior.

 

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: empreendedorismo, gestão , marketing, música
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Mercado Internacional da Música "
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Mercado Internacional da Música " na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
Notícias
Parceiros