Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X
Inscreva-se

Música e Negócios

Curso orientado pelo design estratégico

17 de Janeiro a 17 de Março
Quartas das 19h às 22h e Sábados das 9h às 17h
R$ 3000,00 R$ 2700,00

Apresentação

A música ocupa um espaço significativo no dia a dia das pessoas, sendo no consumo individual - em streaming, discos, CDs, trilhas de filmes e séries - bem como em eventos, festivais, festas populares, grandes shows e casas noturnas. Muito além da dimensão afetiva, este mercado tem uma movimentação poderosa. No Brasil, só a arrecadação provinda da execução pública foi responsável por R$ 1,04 bilhões em 2016.

 

O curso Música e Negócios oferece uma visão ampla sobre as dinâmicas deste universo, por meio do pensamento sistêmico e ferramentas de design estratégico. Um convite à reflexão sobre as formas de definir projetos e ações entre os vários agentes envolvidos no setor: grandes marcas, governos, produtores, músicos, compositores, empresas de design, de moda, entre outros, que atuam de forma interativa construindo relações e desenvolvendo bens e serviços.

 

O curso também propõe a idealização e prototipação de projetos e empreendimentos criativos, cujo resultado final será apresentado para uma banca avaliadora.

 

Público Alvo

Profissionais que atuam direta ou indiretamente no mercado musical, além de interessados no setor cultural com interesse em se aprofundar neste mercado.

Programa

Abertura – Cadeia da Música

Aula 1 | Ecossistemas da música no Brasil e no mundo: principais mudanças das últimas décadas
Com Iuri Freiberger

 

Aula 2 | Hábitos e consumo de cultura em São Paulo


Módulo I – Produto

Aula 3 | Mercado: gravadoras, crescimento do digital e o modelo de streaming

 

Aula 4 | Direitos Autorais
Com Fernando Yazbek (a confirmar)

Aula 5 | Sincronização e Distribuição Digital
Com Luiz Augusto Buff

 

Aula 6 | Music Branding - Mercado de Publicidade, Cinema e TV

Com Rafael Rossatto (a confirmar)

 

Aula 7 | Music Branding - Cases


Módulo II – Serviço

 

Aula 8 | O modelo do Crowdfunding no Brasil e no mundo
Com Diego Reeberg e Digo Castello

 

Aula 9 | Inovação: ações culturais e redes locais como agentes de transformação e modelos de trabalho

Com Iuri Freiberger

 

Aula 10 | Infraestruturas para negócios: incubadoras, aceleradoras, co-working
Com Luiz Augusto Buff

 

Aula 11 | Iniciativas empreendedoras e gestão – Cases


Módulo III – Experiência

 

Aula 12 | Mercado de música ao vivo – casas de show, festivais

Com Fabrício Nobre

 

Aula 13 | Principais feiras de negócios e festivais no mundo. Como ter efetividade nas Feiras - mentoria, pitching, rodadas.

Com Leandro R. da Silva

 

Aula 14 | Marketing Digital

com Arthur Fitzgibbon (a confirmar)

 

Aula 15 | Casos de artistas que usaram a mobilização nas redes sociais
Com Fabiana Batistela

 

Aula 16 | A experiência na música - Cases

Com Pena Schimidt

 

Módulo IV: Cultura de Projeto x Projeto Cultural

 

Aula 17 | Plano de Negócios
com Erick Krulikowski 

 

Aula 18 e 19 | Prototipação de Negócios
Com Raúl Javales 

 

Aula 20 | Pitching

 

Aula 21 e 22| Desenvolvimento do projeto
Banca Final 

 

 

Serviço

Local

Cultura e Mercado - novo endereço
R. Teodoro Sampaio, 1121 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05405-100
*Próximo a Praça Benedito Calixto

 

Valor do Investimento: 


  • ATÉ 20 DE DEZEMBRO POR R$ 2.700,00
  • a PARTIR DE 6/12: 6x de R$ 500,00 (quinhentos reais) = Total: R$ 3.000,00 

 

Formas de pagamento:

  • À vista no boleto bancário com 10% de desconto (solicitar no atendimento@culturaemercado.com.br).
  • Parcelado em até seis vezes sem juros nos cartões de crédito, ou débito online em conta via PagSeguro.

 

Vagas limitadas:

  • Máximo de 30 alunos em sala.
  • Ambiente propício para networking e geração de negócios colaborativos.
  • Certificado de conclusão.

Como Chegar

Especialistas

Iuri Freiberger

Iuri Freiberger é músico e produtor musical, e atua em diversas áreas culturais e sociais. Mestre em Design Estratégica pela UNISINOS – Porto Alegre, formado em publicidade pela Universidade Federal do RS. Iniciou sua carreira como musico em 1993, realizou em torno de 2000 shows, e como produtor musical tem mais de uma centena de discos lançados, em sua maioria no mercado independente, alguns produzidos no estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro. Além de sua carreira como produtor, atua como professor universitário, consultor estratégico, diretor técnico de festivais, curador de festivais e articulador político. Como professor, foi titular na AESO-Barros Melo, em Olinda/PE, no curso de Produção Fonográfica, durante os anos de 2009 a 2012. Em 2013, assumiu o cargo de Assessor para Estratégias de Inovação, na Secretaria de Cultura do Governo do RS, onde implementou o programa RS Criativo, entre sete secretarias de estado. Atualmente desenvolve sua nova empresa, Rizoma+Gramo, aceleradora de projetos culturais.

Arthur Fitzgibbon

Arthur Fitzgibbon é Diretor Geral Brasil/Latam na distribuidora digital de música ONErpm e Proprietário da Thurbo Music. Foi Coordenador de Marketing Estratégico nas gravadoras Universal Music, Abril Music, EMI (2005 - 2010), Diretor Executivo da Karup Discos (2009 - 2011), Coordenador de Conteúdos (música, dados, voz) para o mercado mobile pela SupportComm (2011 - 2012), Professor Universitário de marketing e comunicação no Sistema Anhanguera (2007 - 2013), Sócio da Double G - produtora de conteúdo para rádio (2005 - 2010) e empresariou artistas como: Ludov, Lipstick, Shaman, Cabal, Léo Mancini, Rock Rocket, Wonkavision, Gabriel Valim, entre outros.

Catálogo completo Thurbo Music: http://goo.gl/i4uXzp
Prêmios conquistados:
MTV VMB 2004 (com 3 indicações) - Ludov
Prêmio Dynamite 2005, 2006, 2008 - Ludov, Wonkavision, Lipstick
Prêmio Jovem 2009 - Lipstick
Principais projetos especiais de música realizados:
Drogaria São Paulo (2002 e 2006) com mais de 06 milhões de unidades de CD e DVDs vendidas
O Boticário (1999, 2000, 2001, 2003, 2005 e 2006) com mais de 12 milhões de unidades vendidas.
Projetos especiais com empresas: 347 discos
Discos com produção executiva: 60 Discos

Diego Reeberg

Aprendiz de poeta e fã de Calvino e Saramago, é Administrador de Empresas pela EAESP-FGV e co-fundador do Catarse, plataforma que já ajudou a viabilizar mais de 3500 projetos criativos no país através do crowdfunding.

Digo Castello

Músico e produtor com experiência em diversas áreas do setor cultural e social. Formado em publicidade em 2007 na ESPM-SP, iniciou sua carreira no mercado audiovisual, onde participou da produção de diversos filmes de longa-metragem, documentários e programas de televisão, até migrar para o campo do terceiro setor, onde idealizou e coordenou projetos para a ONG Acordem e Progresso, que buscava aproximar jovens da política por meio da música e outras linguagens artísticas. Em 2011 idealizou e coordenou a campanha de financiamento coletivo para o documentário Belo Monte - Anúncio de uma Guerra, primeiro projeto do Catarse a ultrapassar a marcar de R$100.000 via crowdfunding no Brasil. Realizou trabalhos e formatou editais para a produtora Ideia Musical, e como produtor executivo, realizou oficinas e exposições com o grafiteiro Mundano e a fotógrafa Renata Castello Branco, expandindo sua atuação para o campo das artes visuais. Em 2015, assumiu a posição de Especialista de Inovação Social na Red Bull Amaphiko, onde ajudou a construir uma plataforma nacional de apoio a jovens empreendedores sociais inovadores. Hoje atua como Diretor de Música do Catarse, cuidando desta comunidade que é a que mais captou recursos na história do site.

Erick Krulikowski

Erick Krulikowski é professor convidado do MBA de Bens Culturais da FGV e do Master – Pós MBA do B.I. International; assessor para planejamento estratégico e acesso a mercado do Polo Audiovisual da Zona da Mata/MG; coordenador pedagógico do Objetiva – Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual; e sócio diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios, com ênfase em finanças, planejamento estratégico, plano de negócios e desenvolvimento institucional para empresas e organizações não-governamentais, tais como o Neojiba, Unibes e Fundação Telefônica.

 

Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP), é MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San Jose, Costa Rica). Participou do curso de Análise de Empresas e Valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

 

Coordenou o Criativar – Laboratório de Negócios Criativos do programa Empreendedores Criativos. Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa e como coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil como coordenador de projetos como “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME - Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 - Destaque na categoria Cultura. Articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, SEBRAE-MG, Fiat, Nestlé, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa.

Fabiana Batistela

Fabiana Batistela é formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2002, fundou a Inker Agência Cultural, empresa especializada em assessoria de comunicação para artistas e eventos de música, assim como consultoria, idealização e produção de projetos. Com um currículo vasto, a agência já realizou diversos eventos e projetos dedicados à nova produção musical brasileira e inúmeras turnês de bandas internacionais no Brasil. Fabiana também é diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo/ www.simsaopaulo.com).

Fabricio Nobre

Músico, produtor, advogado, está à frente do empreendimento cultural a Construtora Musica e Cultura, uma empresa gestora de carreiras artísticas/musicais e também uma agência de “booking” de shows de artistas (Boogarins, Carne Doce, Bike, Hellbenders, The Legendary Tigerman, Esdras Nogueira e outros). Entre março de 2012 e junho de 2013, foi Superintendente de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de Goiás.

Dirige o FESTIVAL BANANADA , em Goiânia – GO, desde 1999, em 2017 acontecerá de 08 a 14 de maio. Fundou e presidiu a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes) entre 2005 e 2010. Geriu a Monstro Discos, onde fez a produção artística e direção executiva de 12 edições do Goiânia Noise Festival.

Fernando Yazbek

Advogado especializado em Direitos Autorais, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, membro da Comissão de Direitos Autorais da OAB-SP, é há 17 anos sócio da Editora Spin Music, que trabalha com autores como André Abujamra, Antônio Pindo, Ed Cortes, Maurício Pereira, Wander Wildner, Black Alien, Tim Bernardes, Marco Mattoli.

Leandro R.da Silva

Leandro R.da Silva, MBA Executivo em Gestão de Negócios; sete anos de atuação em gerenciamento de projetos - certificado PMP; experiência de cinco anos em planejamento estratégico. Atualmente é Gerente de Projetos do programa Brasil Music Exchange da BM&A, voltado para a promoção de empresas brasileiras do setor da música no exterior.

 

Luiz Augusto Buff

Advogado, empresário e produtor musical. Mestre em Direito do Entretenimento, Mídia e Propriedade Intelectual pela UCLA School of Law, Luiz Augusto também possui graduação em Music Business pela Berklee College of Music. Sócio-Fundador e CEO da 1M1Art, escritório de produção e gestão musical, Luiz Augusto desenvolveu sólida experiência no mercado musical trabalhando em empresas como Warner Bros. Pictures, Digital Cowboys, Soundtrack Group e The Kurland Agency. Luiz AugustoBuff também ministra cursos, palestras e workshops sobre diversas áreas do mercado musical em instituições como Berklee Online, Souza Lima, entre outros

Pena Schmidt

Pena Schmidt, 67, Produtor Musical, hoje Palestrante e Curador Independente - Inicia sua atividade em 1972, ao terminar o curso técnico de eletronica e iniciar suas primeiras produções de disco, com artistas autorais como Almir Sater, Som Nosso de Cada Dia e Novos Baianos. Em seguida vai montar o equipamento de som dos Mutantes e segue com eles em turne pelo Brasil. Dai em diante produz discos, participa dos primeiros Festivais - Hollywood Rock, Aguas Claras, São Paulo-Montreaux, todos os Free Jazz, como técnico de som, diretor de palco e diretor de eventos. Durante os anos 80, com André Midani e Liminha, na WEA, contrata e produz Ira!, Titãs, Ultraje, Mulheres Negras entre outros. Nos anos 90 cria o selo Tinitus, que lança Karnak, Virna Lisi, Música Ligeira e mais dezenas de Cds. Em 1999 participa da fundação da ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, da qual foi presidente em dois mandatos, monta a StageBrainz, empresa de produção técnica, que realizou milhares de apresentações musicais entre 1994 e 2002, profissionalizando a profissão. Em 2003 e 2004 foi Diretor Geral da gravadora Trama, em 2005 superintendente do Auditório Ibirapuera, de sua inauguração até 2012. Foi Diretor do Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre 2014 e 2016.

Raúl Javales

Sócio/Fundador da Zielen Consulting, Sócio da Target Factory e Adatto, Diretor Acadêmico do IPL e Coordenador da FGV/SP, Doutorando, Especialista em Gestão de Negócios, Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV EAESP, Especialista em E-Business pela FEA-USP e Engenheiro de Sistemas. Atua na área de Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Business Intelligence e Inovação. Possui 22 anos de experiência profissional na área financeira e educacional, como Arquiteto de Sistemas, Diretor de Tecnologia e Head de Estratégia BICC (Business Intelligence Competence Center) e PMO. Gourmet e Amante de Vinhos e Fotografia.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: empreendedorismo, financiamento, gestão , inovação, marketing, música, produção
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Música e Negócios"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Música e Negócios" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
R$ 702,00
Inscreva-se
Notícias
Parceiros