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Patrocínio, Marca e Reputação

Contexto, planejamento estratégico e estudos de caso

Apresentação

O patrocínio cultural é uma ferramenta de comunicação com grande capacidade de agregar reputação a uma marca, ativo cada vez mais valioso para qualquer instituição. A grande expansão do volume de recursos envolvidos em patrocínios culturais nos últimos anos passou a exigir das empresas uma maior sistematização dessa ação, ao lado da qualificação de seus gestores e técnicos, de forma que estes possam formular, implementar e gerir políticas e programas corporativos consistentes, bem como selecionar projetos de qualidade e adequados às estratégias de cada organização.

O curso Patrocínio, Marca e Reputação abre o novo mercado cultural brasileiro para os diferentes caminhos possíveis, que modificarão o cenário da comunicação empresarial nos próximos anos. Destinado a profissionais do mundo corporativo que desejam uma compreensão ampliada sobre as potencialidades da ferramenta “patrocínio cultural”, nos contextos da comunicação empresarial integrada, da responsabilidade social corporativa e das políticas públicas para o setor, além dos aspectos relacionados aos incentivos fiscais.    
 

Matérias e artigos relacionados:

Patrocínios: da intuição à qualificação, por Eliane Costa.

Cultura como Identidade, por Mônica Herculano.

Programa

05 de julho de 2014

AULA 1 | A noção de Cultura na contemporaneidade. Revisão conceitual. A Cultura no cenário das redes e tecnologias digitais. Transversalidades da Cultura. Pactos globais e Indicadores culturais (Brasil). Cultura e cidadania corporativa. Cultura como o 4o pilar da sustentabilidade. Cross-cultural communication.

AULA 2 | O patrocínio cultural no âmbito do planejamento estratégico da empresa e de sua comunicação integrada. Branding. Reputação. A potencialidade do patrocínio cultural na construção/consolidação de uma marca. Estudo de casos.

 

06 de julho de 2014

AULA 3 | O cenário do financiamento à Cultura no Brasil: principais agentes do campo. Políticas culturais públicas e corporativas. Estudo de casos.

AULA 4 | Políticas e programas. Editais. Processos. Discussão de estratégias de patrocínio cultural para uma empresa real ou fictícia, com foco na consolidação ou reposicionamento de sua marca.

Especialistas

Eliane Costa

De 2003 a 2012, foi Gerente de Patrocínios da Petrobras, sendo responsável, em âmbito nacional, pela política cultural e pelos editais de seleção pública de projetos na empresa que é uma das maiores patrocinadoras das artes e da cultura brasileira. Em 2012 passou a atuar como consultora independente, palestrante e professora nas áreas de Gestão Cultural, Cultura Digital e Economia Criativa.

 

Coordena o MBA “Gestão e Produção Cultural com ênfase em Economia Criativa” na FGV-Rio e, juntamente com Bernardo Buarque de Hollanda, também o MBA "Bens Culturais: cultura, economia e gestão", na FGV-SP. Atua ainda como Coach de carreira profissional e de projetos culturais/sociais.

 

Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV-Rio. É doutoranda no Programa de História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia (HCTE / UFRJ) e pesquisadora associada do PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) da UFRJ e do GRECOs (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade) da UFF.

 

Autora do livro "Jangada Digital" (Ed. Azougue, 2011) e organizadora, com Gabi Agustini, do "De baixo para cima" (Ed. Aeroplano), ambos disponíveis para compartilhamento e download sob licença Creative Commons.

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Categoria: financiamento, gestão , patrocínio
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