Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X
Inscreva-se

Práticas em Curadoria - ONLINE

Fundamentos e organização de ações curatoriais

22 a 25 de fevereiro
17h às 19h
R$ 330,00

Apresentação

A prática curatorial se faz cada dia mais presente no cenário cultural contemporâneo. Assistimos, nos dias de hoje, a necessidade de encontrar profissionais habilitados e capacitados para exercer a função de curador, seja em equipamentos culturais ou de forma autônoma.

 

A pandemia revelou que os modos de apresentação de obras de arte, práticas artísticas, exibição de portfólios online, apropriação de mídias sociais para difusão de exposições e propostas participativas ampliaram o leque de atuação do curador, que, para fora das paredes do museu ou da galeria, tem o desafio de pensar qual é a melhor forma para atingir novos públicos.

 

Em formato remoto (online), o curso de quatro encontros é direcionado para artistas, gestores, produtores e profissionais envolvidos em arte e cultura, assim como empresários e público em geral interessados nos desafios das práticas artísticas contemporâneas, através de reflexões e discussões sobre o cenário atual.

Programa

  • Curadoria em artes: breve histórico, cases, referências, atuação profissional do curador e mercado de trabalho;
  • Curadoria e pesquisa: exposições; novos formatos; seleção obras e artistas, coletivos, articulação; conceituação; temas contemporâneos; 
  • Curadoria educativa: curadoria e a curadoria educativa; núcleos educativos; estratégias de mediação presencial e on-line;
  • Acervos, equipamentos culturais, plataformas; espacialização, montagem e produção; itinerâncias; intervenções urbanas; equipes e parcerias; orçamentos.
 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA INDICADA:
 
AQUINO, A (org.). Diálogos entre arte e público – Caderno de textos. Recife/PE: fundação de Cultura da Cidade de Recife
 
CARVALHO, Ananda. Redes curatoriais: procedimentos comunicacionais no sistema da arte contemporânea. 2014. 199 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4647
 
CASTILLO, S S D. Cenário da arquitetura da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008
 
OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010
 
SELECT, Revista de Arte e Cultura Contemporânea, ano 5, ed. 22, fev/mar 2015. [Edição especial: Curadores]
 
 
EM INGLÊS:
 
 
 
How contemporary art is changing in the Covid-19 era https://www.ft.com/content/25e1fc74-7fdf-11ea-8fdb-7ec06edeef84

Serviço

Formas de pagamento:

 

  • PAGAMENTO PARCELADO NO CARTÃO DE CRÉDITO (com juros)
  • 10% DE DESCONTO NO PAGAMENTO À VISTA, VIA BOLETO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA (para obter o desconto, entre em contato através do e-mail: [email protected])
  • CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO PARA DESCONTOS EM PACOTES DE 2 CURSOS OU MAIS

 

 

Vagas limitadas: Máximo de 12 alunos por turma.

 

  • Os participantes recebem Certificado de conclusão (digital)

 

O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.

Especialistas

Sandra Tucci

Artista visual, participou de exposições em âmbito nacional e internacional. Coordenadora e professora do curso de Pós-Graduação em Curadoria em Artes do Senac São Paulo e dos cursos de pós-graduação em Gestão Cultural e Fotografia como Arte Contemporânea. Mestre em Comunicação e Artes Poéticas Visuais pela ECA-USP. Colaboradora do Cultura e Mercado, onde ministra o curso Práticas em Curadoria. Fluente em inglês e espanhol. É a coordenadora e curadora da galeria Senac Lapa Scipião, cuja programação inclui mostras de artistas convidados. Suas curadorias de exposições coletivas incluem: Silêncios do Feminino (Caixa Cultural); Yes, nós temos biquíni! com Lilian Pacce (CCBB); Impressões (Senac); Raízes do Futuro (Centro Max Pfeffer). Organiza, coordena, participa e promove eventos de arte, entre eles: Bastidores da Curadoria, que está em sua 5a edição. É curadora responsável pelo Projeto Lado B, que contempla a produção artística docente da unidade Lapa Scipião do Senac São Paulo desde 2012. É coordenadora e curadora da mostra de alunos da pós-graduação da mesma unidade desde 2017. Viveu na Califórnia de 2004 a 2010.

Gisa Picosque

Sócia proprietária da empresa Touche Cultural - projetos em arte, cultura e educação. Realiza concepção, execução e acompanhamento de projetos no campo da arte e do patrimônio, alinhados às políticas culturais e educacionais de instituições públicas ou privadas, embasadas por proposições contemporâneas de formação cultural e conceituais sobre mediação cultural.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria:
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Práticas em Curadoria - ONLINE"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Práticas em Curadoria - ONLINE" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

[email protected]
Notícias
Parceiros