Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X
Inscreva-se

Produção Cultural - A Construção da Estratégia

O dia a dia e a rotina do bom produtor

2 e 3 de Fevereiro
Das 9h às 17h
R$ 690,00 R$ 621,00

Apresentação

O mercado cultural no Brasil cresce exponencialmente. Assistimos a um crescente número de espaços autônomos e centros culturais sendo abertos todos os anos. São novas casas de shows, teatros, galerias, espaços culturais alternativos, ou coletivos, instituições privadas, organizações sociais. Todo espaço cultural demanda profissionais especializados. Os produtores existes, todos formados pela vida, na prática, ou seja, aprenderam como trabalhar, trabalhando. A formação em produção cultural ainda é difícil, com poucas oportunidades de cursos de formação ou especializações. Eles existem, mas ainda são pequenos diante da demanda por mão de obra especializada.

 

O que é produção? O que faz um bom produtor? O curso Produção Cultural - A Construção da Estratégia não ensina formatação de projetos, mas busca apresentar as especificidades da produção cultural, em especial, a produção executiva. Ao longo das aulas serão vistos todos os aspectos do trabalho do produtor, desde o entendimento do que é produção, do que faz um produtor, passando pelas etapas de execução de um projeto, desenvolvimento de cronograma e orçamento, incluindo os serviços obrigatórios, tipos de equipes e fornecedores.

 

Este curso é direcionado para  produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e formação, e para o público em geral interessado na atuação do produtor no mercado atual

Programa

Sexta e sábado, das 9h às 17h

 

AULA 1 | O que é produção| Entendendo o que é produção e o que faz um produtor  

 

AULA 2 | A construção da estratégia | Etapas de produção: viabilidade e planejamento  

 

AULA 3 | Comprovando a estratégia | Etapas de produção: pré?produção, produção e pós? produção

 

AULA 4 | Ampliando a produção cultural | questões legais, análise de risco, sustentabilidade

 

Bibliografia indicada:  

ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005  

BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010

BRANT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995

HOWKINS, John. The creative economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007

O’DOHERY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002

REIS, Ana Carla; MARCO, Kátia de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009

REIS, Ana Carla F. Marketing cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira,  2002

RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004

THIRYCHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007

 

Sites indicados:

http://www.dagaveta.com.br

http://www.producaocultural.org.br/

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como?montar?uma?produtora? cultural#naveCapituloTopo

http://www.cult.ufba.br/arquivos/bibliografias_politicasculturais_brasil_01maio06.pdf

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo?complementar/politicas?culturais

Serviço

Local

Cultura e Mercado: 

Rua Teodoro Sampaio, 1121, Pinheiros, CEP 05405-100, São Paulo (SP

 

 

Valor do Investimento: 

 

  • ATÉ 20 DE DEZEMBRO POR R$ 621,00
  • 6 x R$ 115,00 (cento e quinze reais) = Total: R$ 690,00

 

Formas de pagamento via Pagseguro:

  • Parcelado em até seis vezes sem juros nos cartões de crédito, ou débito online em conta via PagSeguro.

  • Consulte nosso atendimento sobre desconto para pagamento antecipado ou pacotes de 2 ou mais cursos: atendimento@culturaemercado.com.br ou (11) 3062-3716

 

Vagas limitadas:

  • Máximo de 30 alunos em sala.
  • Ambiente propício para networking e geração de negócios colaborativos.
  • Certificado de conclusão.
 

Programa de Monitoria
Para saber como funciona o programa entre em contato através do email atendimento@culturaemercado.com.br

Como Chegar

Especialistas

Marcela Amaral

Marcela Amaral é formada em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo) e em História pela PUC?SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Cursou um MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como a Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27a e 29a Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, entre outras importantes mostras. Mais recentemente, foi produtora executiva no ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea, São Paulo) onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo em 2014, entre outras atividades. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria:
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Produção Cultural - A Construção da Estratégia"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Produção Cultural - A Construção da Estratégia" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
Notícias
Parceiros