www.culturaemercado.com.br/cursos
Rua Cap. Salomão, 26, 1º andar – Centro - São Paulo - SP – CEP 01034-020 - (11) 5082-2111
Produção Cultural - A Construção da Estratégia
O dia a dia e a rotina do bom produtor
Quando: 2 e 3 de Fevereiro
Horário: Das 9h às 17h
Carga horária: 12 horas
Valor: R$ 690,00
Apresentação

O mercado cultural no Brasil cresce exponencialmente. Assistimos a um crescente número de espaços autônomos e centros culturais sendo abertos todos os anos. São novas casas de shows, teatros, galerias, espaços culturais alternativos, ou coletivos, instituições privadas, organizações sociais. Todo espaço cultural demanda profissionais especializados. Os produtores existes, todos formados pela vida, na prática, ou seja, aprenderam como trabalhar, trabalhando. A formação em produção cultural ainda é difícil, com poucas oportunidades de cursos de formação ou especializações. Eles existem, mas ainda são pequenos diante da demanda por mão de obra especializada.

 

O que é produção? O que faz um bom produtor? O curso Produção Cultural - A Construção da Estratégia não ensina formatação de projetos, mas busca apresentar as especificidades da produção cultural, em especial, a produção executiva. Ao longo das aulas serão vistos todos os aspectos do trabalho do produtor, desde o entendimento do que é produção, do que faz um produtor, passando pelas etapas de execução de um projeto, desenvolvimento de cronograma e orçamento, incluindo os serviços obrigatórios, tipos de equipes e fornecedores.

 

Este curso é direcionado para  produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e formação, e para o público em geral interessado na atuação do produtor no mercado atual

Programa

Sexta e sábado, das 9h às 17h

 

AULA 1 | O que é produção| Entendendo o que é produção e o que faz um produtor  

 

AULA 2 | A construção da estratégia | Etapas de produção: viabilidade e planejamento  

 

AULA 3 | Comprovando a estratégia | Etapas de produção: pré?produção, produção e pós? produção

 

AULA 4 | Ampliando a produção cultural | questões legais, análise de risco, sustentabilidade

 

Bibliografia indicada:  

ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005  

BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010

BRANT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995

HOWKINS, John. The creative economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001

MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007

O’DOHERY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002

REIS, Ana Carla; MARCO, Kátia de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009

REIS, Ana Carla F. Marketing cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira,  2002

RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004

THIRYCHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007

 

Sites indicados:

http://www.dagaveta.com.br

http://www.producaocultural.org.br/

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como?montar?uma?produtora? cultural#naveCapituloTopo

http://www.cult.ufba.br/arquivos/bibliografias_politicasculturais_brasil_01maio06.pdf

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo?complementar/politicas?culturais

Serviços

Local

Cultura e Mercado: 

Rua Teodoro Sampaio, 1121, Pinheiros, CEP 05405-100, São Paulo (SP

 

 

Valor do Investimento: 

  •  ATÉ 24 DE DEZEMBRO COM 25% DE DESCONTO À VISTA
  • 6 x R$ 115,00 (cento e quinze reais) = Total: R$ 690,00

 

Formas de pagamento via Pagseguro:

  • Parcelado em até seis vezes sem juros nos cartões de crédito, ou débito online em conta via PagSeguro.

  • Consulte nosso atendimento sobre desconto para pagamento antecipado ou pacotes de 2 ou mais cursos: atendimento@culturaemercado.com.br ou (11) 3062-3716

 

Vagas limitadas:

  • Máximo de 30 alunos em sala.
  • Ambiente propício para networking e geração de negócios colaborativos.
  • Certificado de conclusão.
 

Programa de Monitoria
Para saber como funciona o programa entre em contato através do email atendimento@culturaemercado.com.br

Especialistas
Marcela Amaral
Categoria: