Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X
Inscreva-se

Sustentabilidade e Cultura

Projetos culturais como iniciativas sustentáveis

10 a 13 de fevereiro
segunda a quinta, das 19h às 22h
R$ 690,00

Apresentação

Sustentabilidade. Do dicionário, característica ou condição do que é sustentável. Por sua vez, sustentável é a característica de algo que permite sua permanência. Permanência por um determinado prazo em um processo que envolve questões ambientais, sociais e econômicas.

 

Hoje não saímos de casa sem pensar em sustentabilidade. O assunto está em tudo que nos cerca. Mas ainda está muito associado a iniciativas ecológicas e de preservação ambiental. A sustentabilidade é verde. Vemos grandes corporações trabalhando sustentabilidade e preservação ambiental como estratégia de desenvolvimento de produto e marketing. Já vemos a palavra associada também a iniciativas de desenvolvimento social, certo?

 

Está na hora da sustentabilidade tomar conta da pauta da produção cultural.

 

Do que estamos falando quando falamos em sustentabilidade cultural? Estamos falando de iniciativas verdes? Os projetos culturais são iniciativas sustentáveis e que promovem sustentabilidade? Em que sentido? Promovem sustentabilidade ambiental, social, econômica? São, por si só, iniciativas sustentáveis?

 

Durante as aulas, a sustentabilidade será tratada a partir de três dimensões: (A) a cultura como pilar da sustentabilidade; (B) o projeto cultural como uma ação sustentável em si; e (C) iniciativas sustentáveis dentro dos projetos culturais.

 

Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados, atuantes no mercado e preocupados com o que vai ser desse mundão, dispostos a fazer a diferença.

Programa

AULA 1 | O que é sustentabilidade| Entendendo o significado disso dentro da produção cultural

 

AULA 2 | O 4º pilar da sustentabilidade| A Cultura como um pilar

 

AULA 3 | O projeto cultural como medida | Olhando para o projeto cultural como uma iniciativa de impacto

 

AULA 4 | Cultural e sustentável| Iniciativas sustentáveis como objetivo, meta ou meio

 

 

 

Bibliografia sugerida

 

BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS,

 

2010 BRANDT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009

 

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: polícas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições SESC, 2016

 

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008

 

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

 

CEREZUELA, David Rosselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. São Paulo: Edições SESC, 2015

 

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995

 

HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

 

HOWKINS, John. The creave economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001

 

OLIVIERI, Crisane; NATALE, Edson. Guia Brasileiro de Produção Cultural: ações que transformam a cidade. São Paulo: Edições SESC, 2016

 

REIS, Ana Carla; MARCO, Káa de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009

 

REIS, Ana Carla F. Markeng cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira, 2002

 

THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2 a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

 

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007

 

VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Lecia do Nascimento (ORG). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

 

_____________. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia II. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

 

 

Textos online

 

Nóbrega, Camila. Cultura como quarto pilar da sustentabilidade. O Globo, 08 jan. 2013. Disponível em: hp://oglobo.globo.com/cultura/cultura-como-quarto-pilar-da-sustentabilidade-7221051

 

O que tem a ver cultura e sustentabilidade? Rede Mobilizadores, 22 mar. 2013. Disponível em: hp://www.mobilizadores.org.br/nocias/o-que-tem-a-ver-cultura-e-sustentabilidade/

 

Cultura: um novo pilar para garanr o desenvolvimento sustentável do país. Globo Educação, 02 fev. 2013. Disponível em: hp://redeglobo.globo.com/globoeducacao/nocia/2013/02/cultura-um-novo-pilar-para-garanr-odesenvolvimento-sustentavel-do-pais.html

 

Cultura e sustentabilidade. Instuto Akatu, 04, mai. 2011. Disponível em: hps://www.akatu.org.br/nocia/cultura-e-sustentabilidade/

 

SILVA, Liliana Souza e. Sustentabilidade na cultura: da diversidade cultural à sustentação financeira. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS. Resumo dos trabalhos. Rio de Janeiro: Casa Rui Barbosa, set. 2011. Disponível em: hp://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/palestras/Policas_Culturais/II_Seminario_Internacio nal/FCRB_Liliana_Sousa_e_Silva_Sustentabilidade_na_cultura.pdf

 

A DIMENSÃO CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO: Uma incursão teórica em Celso Furtado e Amartya Sen Disponível em: hps://www.academia.edu/34488364/A_DIMENS%C3%83O_CULTURAL_DO_DESENVOLVIMENTO_U ma_incurs%C3%A3o_te%C3%B3rica_em_Celso_Furtado_e_Amartya_Sen

 

AVELAR, Romulo. Cultura: Hora de pensar a cadeia produva como um todo. Cultura Viva News, 01, set 1013. Disponível em: hp://culturavivanews.blogspot.com/2013/09/cultura-hora-de-pensar-cadeia-produva.html

 

BARROS, José Marcio; JUNIOR, José Oliveira (ORG). Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011. Disponível em hp://observatoriodadiversidade.org.br/arquivos/pensar_agir.pdf

Serviço

Formas de pagamento:

 

  • PAGAMENTO PARCELADO EM ATÉ 6X SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO
  • 10% DE DESCONTO NO PAGAMENTO À VISTA, VIA DÉBITO/BOLETO NO PAGSEGURO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA (para obter o desconto, entre em contato através do e-mail: atendimento@culturaemercado.com.br)
  • CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO PARA DESCONTOS EM PACOTES DE 2 CURSOS OU MAIS

 

 

Vagas limitadas: Máximo de 20 alunos em sala.

 

  • Ambiente propício para Networking e geração de negócios colaborativos
  • Certificado de conclusão


Programa de Monitoria: Para saber como funciona o programa entre em contato através do email: atendimento@culturaemercado.com.br

 

 

O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.

 

 

ENDEREÇO: Rua Teodoro Sampaio, 1121 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05405-100 (ao lado da Praça Benedito Calixto)

Como Chegar

Especialistas

Marcela Amaral

Marcela Amaral é formada em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo) e em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Cursou um MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27a e 29a Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, entre outras importantes mostras. Foi produtora executiva no ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea,
São Paulo) onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo em 2014, entre outras atividades. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria:
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Sustentabilidade e Cultura"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Sustentabilidade e Cultura" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
Notícias
Parceiros