Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X

Viabilidade de projetos

Seu projeto é bom para rodar?

Apresentação

A produção cultural brasileira é rica. E diversa. E o mercado cultural que a acompanha cresce, floresce e busca especializar-se de modo a promover permanência e reconhecimento. Sobrevivência.

 

Na contramão disso, contudo, assismos poucos projetos culturais passando por estudos de viabilidade e risco antes de serem trazidos a público. E uma das consequências disso é, justamente, uma série de julgamentos equivocados sobre arstas e a produção cultural em si e, em úlma instância, a falência de agentes.

 

O curso se pretende, para além de um espaço de diálogo sobre o assunto, um espaço de oficina onde serão desenvolvidos estudos de viabilidade. O curso vai deliberadamente perguntar: seu projeto é interessante? Para quem? Veio de onde? Quem é seu público? Quem vai pagar por ele? Como? Quando? Onde? Por quê? Ou seja, seu projeto é bom para rodar?

 

Este curso/oficina é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados, atuantes ou não, mas necessariamente interessados em não perder tempo! É interessante que os parcipantes venham para curso com um projeto na cabeça, afinal, é mão na massa com o uso das ferramentas.

Programa

DIA 1

 

APRESENTAÇÃO | A cena, o cenário, o protagonista | o contexto nacional atual

 

OFICINA 1 | Que projeto é esse?| perguntas-chave antes de começar

 

 

DIA 2

 

OFICINA 2 | Problemas e objevos | ferramenta de viabilidade - árvore

 

OFICINA 3 | É bom pra rodar? | ferramenta de viabilidade - swot

 

 

 

Bibliografia sugerida

 

BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010

 

BRANDT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009

 

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: polícas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições SESC, 2016

 

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008

 

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

 

CEREZUELA, David Rosselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. São Paulo: Edições SESC, 2015

 

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995

 

HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

 

HOWKINS, John. The creave economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001

 

OLIVIERI, Crisane; NATALE, Edson. Guia Brasileiro de Produção Cultural: ações que transformam a cidade. São Paulo: Edições SESC, 2016

 

REIS, Ana Carla F. Markeng cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira, 2002

 

THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2 a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

 

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007

 

VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Lecia do Nascimento (ORG). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

 

_____________. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia II. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017

 

VELHO, Gilberto. “Observando o familiar”. In ______________. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980

Especialistas

Marcela Amaral

Marcela Amaral é formada em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo) e em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Cursou um MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27a e 29a Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, entre outras importantes mostras. Foi produtora executiva no ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea,
São Paulo) onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo em 2014, entre outras atividades. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria:
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Viabilidade de projetos"
De:

Para:

Compartilhar
Quero "Viabilidade de projetos" na minha cidade

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Quando recebermos um número mínimo de pedidos para viabilizar o curso na sua cidade entraremos em contato com todos.

Quanto mais pedidos, melhor. Por isso, mobilize sua rede, compartilhe os links nas suas redes sociais, envie por email e aumente o número de pedidos na sua cidade.


Para propostas In Company envie um email para:

atendimento@culturaemercado.com.br
Notícias
Parceiros