Artistas e produtores culturais vêm sendo duramente atingidos pela crise do novo coronavírus. Com shows, peças, festivais e etc cancelados ou adiados, além do fechamento de museus, em razão da quarentena, se faz necessária a criação de uma rede de proteção social para esses profissionais.
Representantes de organizações internacionais como a Unesco e a Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), estão lançando iniciativas para pressionar governos a criarem políticas para a área em meio à crise.
A Unesco convocou para a próxima quarta-feira (22) uma reunião online de ministros da Cultura de todo o mundo, com o objetivo de discutir o sustento de artistas e a preservação do patrimônio. A expectativa é que os países possam trocar experiências e identificar medidas para aliviar os impactos no setor.
A Secretária Especial da Cultura, Regina Duarte, foi chamada para representar o Brasil. Sua assessoria confirmou o recebimento do convite e afirmou que ela deve participar. Regina prometeu socorro aos artistas do país, mas, até o momento, nenhuma medida entrou em vigor.
Segundo dados da Unesco, mais de 80% dos conjuntos tombados como Patrimônio Histórico e Cultural, como museus, igrejas e monumentos, estão fechados. Isso ameaça toda uma cadeia de artistas locais e profissionais criativos que dependem do turismo e do acesso a esses bens para trabalhar.

 


editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *