Categories: PONTOS DE VISTA

Rádio, outra volta por cima

Ao longo da sua história, o rádio tem vencido inúmeras batalhas. Interessante notar que todas elas, apoiadas pela tecnologia. Sim, o próprio surgimento do rádio foi um avanço tecnológico.

O rádio reinou por um longo período a chegada da televisão, que levou os programas, os artistas, os anunciantes e a audiência do rádio. E, pela primeira vez, a morte do rádio foi anunciada aos quatro cantos. Como concorrer com a imagem?

Foi então, que mais uma vez um o desenvolvimento tecnológico salvou o rádio de desaparecer. A criação do transistor tirou o rádio da tomada da sala e possibilitou a sua mobilidade. A partir daí, o rádio passou a acompanhar o ouvinte onde quer que ele fosse, tornando-se um companheiro inseparável.

Passados alguns anos, outra novidade tecnológica voltou a ameaçar o rádio e novamente a sua morte foi anunciada. Dessa vez, a vilã foi a internet. Entretanto, o rádio rapidamente transformou a ameaça em oportunidade e, ao invés de encarar a internet como concorrente, lançou mão das novas ferramentas para ampliar o seu poder de alcance e aumentar a sua interatividade com o ouvinte.

Assim , mais uma vez a tecnologia favoreceu o rádio proporcionando a sua audição em qualquer lugar do mundo e por diversas plataformas de distribuição de conteúdo. Até mesmo a imagem, já faz parte do cotidiano do rádio que pouco a pouco vem se convertendo num meio também visual.

Muitas emissoras de rádio disponibilizam um conteúdo diversificado nos seus sites como vídeos de programas, clipes musicais e de ações promocionais, entrevistas com artistas, cobertura de fatos e jogos de futebol, além de espaço especial para interação direta com o ouvinte que pode enviar mensagens e pedidos musicais, participar de enquetes, fazer downloads ou sugerir pautas. Muitas possuem até mesmo, espaço publicitário. Sim, além de utilizar a web para propagar seu conteúdo e interagir com o ouvinte, o rádio também vem buscando ampliar o seu faturamento via web

A cada dia o rádio adquire mais características de um meio também visual. Uma contradição? Não. Uma estratégia de sobrevivência que pode conduzir à revitalização do rádio.

Bette Fernandes

View Comments

  • Em breve, com a chegada dos aparelhos de radio com 3G, as webradios devem ganhar popularidade, ganhando a audiência dos carros e demais locais onde não chegam hoje. As radios devem se preparar para essa disputa, principalmente com bom conteudo, para fidelizar seus ouvintes.

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

4 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

5 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

5 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

1 semana ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

2 semanas ago