Entre os dias 17 (abertura para convidados) e 20 de novembro, São Paulo vai receber a primeira edição da PARTE – Feira de Arte Contemporânea, evento que vai reunir 22 conceituadas galerias de arte com obras de mais de 300 artistas contemporâneos, a maioria brasileiros, num amplo salão na rua Lisboa, 904, em Pinheiros.
Promovida pelas advogadas Lina Wurzmann e Tamara Perlman, a feira tem a prerrogativa de aceitar apenas trabalhos selecionados por galerias com trabalho sério de desenvolvimento de jovens artistas, observando um teto no valor das obras. O preço não deve exceder os R$ 15 mil, e no total das obras postas a venda, 60% não deverão ultrapassar o patamar dos R$ 3 mil.
“Na PARTE, todos se sentirão à vontade para olhar, perguntar sobre o artista e o preço. Queremos que cada visitante saia conhecendo um pouco mais sobre a produção atual e, espero, com uma obra debaixo do braço”, diz Tamara Perlman, organizadora do evento com Lina Wurzmann.
“A feira vai abrir novos horizontes. O nosso intuito é que as pessoas percebam que a arte pode fazer parte de suas vidas e que podem adquirir um trabalho de qualidade por valores que cabem no bolso. Há trabalhos incríveis quase pelo mesmo valor desembolsado num pôster”, complementa Lina.
As galerias participantes são: Zipper, Virgílio, Central Galeria de Arte, Emma Thomas, Mezanino, QAZ Street Art, Logo Galeria, Dconcept, Paralelo Gallery, Murilo Castro, Multiplique Boutique, Gravura Brasileira, Monica Filgueiras e Eduardo Machado, Jaqueline Martins, Impar, Galeria de Babel, Fotospot, Estúdio Buck, Escritório de Fotografias Luiz Porchat, Arterix, Arte Infinita e AC Galeria de Arte.
Além da exposição e venda, palestras e encontros com jovens curadores e seus convidados estão incluídas no programa.
Na sexta, 18 de novembro, às 15h, Thaís Rivitti explica para iniciantes o conceito e a origem do Múltiplo na arte. Às 17h, ela comanda bate-papo com artistas jovens. Também na sexta, às 19h, a editora Cosac Naify lança a série Photo Poche na Livraria da Vila, importante e conhecida coleção francesa de fotografia, criada e dirigida por Robert Delpire. A publicação reuniu o trabalho de grandes nomes da fotografia em um formato portátil e por um preço acessível.
Na feira serão lançados 5 livros dos consagrados Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, Man Ray, Helmut Newton e Elliott Erwitt. No sábado, 19, Mario Gioia fará leitura de portfólios de jovens artistas das 13h30 às 15h30 e promove bate-papo com artistas sobre o mercado da arte, das 16h30 às 18h.
De 18 a 20 de novembro, sexta a domingo, começando sempre às 13h, 15h, 17h, uma animada equipe da Espaço D’Arte vai ministrar oficinas de arte para as crianças a partir de 7 anos. Cada aula terá 1h30 de duração, com os temas As cores de Tarsila e Portinari, As formas de Beatriz Milhazes e Leda Catunda e Colagem a partir de Volpi, Sacilotto e Piza.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…