Entre os dias 26 e 29 de setembro, 150 representantes da cadeia produtiva da moda brasileira estarão reunidos em Salvador no 1º Seminário Cultural da Moda. O objetivo é traçar diretrizes para um Plano Cultural para o setor, em que a moda passará a ser compreendida definitivamente como uma linguagem artística, assim como a música, o teatro, o cinema, com potencial de revelar da identidade do país.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), em 2009, o faturamento do setor chegou a US$ 47 milhões. Em todo mundo, a moda absorve e influencia amplos setores da cultura. No Brasil, no entanto, não havia o reconhecimento desse papel. A II Conferência Nacional de Cultura, realizada em março de 2010, marcou o início da compreensão da relação com o setor. O seminário é o primeiro desdobramento disso.
Na prática, uma política cultural para a moda irá valorizar a criação, a inovação e a experimentação, fazendo com que os valores culturais do país sejam agregados a produtos de uma economia da cultura sofisticada internacional como essa. Outro pilar fundamental é o da memória: a política deve valorizar e registrar as criações e os fazeres do setor como patrimônio cultural.
Financiamento – Ao ser compreendida como linguagem artística, a moda passa a ser alvo de financiamento público no âmbito do Ministério da Cultura. As diretrizes para a aplicação do Fundo Nacional de Cultura também serão tema de discussão no seminário em Salvador.
O setor deve ser contemplado pelo Fundo Transversal de Equalização de Políticas Culturais. A previsão é que, nos próximos anos, o fundo aporte no mínimo R$ 50 milhões para o Programa Culturas Urbanas e Cidades Criativas, que tem entre seus focos principais ações relacionadas à moda.
Políticas culturais – O grupo formado pelos 150 delegados participantes do seminário divide-se em três áreas, que correspondem à cadeia produtiva da moda: criativa, empresarial e institucional, que inclui ONGs, instituições públicas e privadas e universidades, ligadas ao setor. Entre eles estão nomes como Paulo Borges, Alexandre Herchcovith, Walter Rodrigues, Ronaldo Fraga, além de representantes da Associação Brasileira de Estilistas, do Sebrae e da ABIT.
Além de discutir o Plano Cultural da Moda, os delegados elegerão, entre si, os 15 representantes para compor o Colegiado setorial de moda dentro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). O órgão colegiado integrante do Ministério da Cultura tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.
O 1º Seminário Cultural da Moda será realizado a partir das 09h no Hotel Stella Maris (Alameda Stella Maris, 200, Salvador – Bahia). Para mais informações, clique aqui.
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