Categories: NOTÍCIAS

11 projetos são selecionados no Programa de Apoio ao Cinema Paulista

Comissão julgadora revela os 11 longas-metragens vencedores do edital do Programa de Apoio ao Cinema Paulista FIESP-MINC. Os 11 projetos selecionados no edital do Programa de Apoio ao Cinema Paulista FIESP-MINC, foram divulgados ontem, dia 16 de novembro.

O edital lançado em 28 de agosto deste ano teve 72 inscritos. Um documentário, um filme de animação, duas produções de diretores estreantes e sete longas-metragens de assuntos diversos compõem a lista de vencedores do programa.

O evento, realizado na sede da FIESP, contou com a presença de Paulo Skaf, presidente da entidade; Orlando Senna, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (Minc); Cosette Alves, membro do Conselho Superior de Cinema do Minc; Eliane Costa, gerente de patrocínio da Petrobras; e André Sturm, presidente do Sindicato das Indústrias Cinematográficas do Estado de São Paulo (Sicesp) e diretor adjunto do Comitê de Ação Cultural da FIESP (Comcultura).

De acordo com Sturm, também membro da comissão julgadora, o processo de seleção foi uma missão árdua, mas ressalta que tentou-se maximizar o número de projetos aprovados levando em consideração sua qualidade, viabilidade financeira e seu estágio de captação. “Foi um trabalho difícil devido à qualidade e à quantidade dos projetos apresentados”, conta.

Os resultados foram anunciados por Fabiano Gullane, produtor de cinema, vice-presidente do Sicesp e um dos membros da comissão julgadora do programa, composta por mais seis integrantes: Leopoldo Nunes, representante do Minc; Francisco César Filho, cineasta e representante da Petrobras; André Sturm, cineasta e representante da FIESP; Ary Pini, cineasta e representante da Associação Paulista de Cineastas (APACI); Ernesto Scatena, empresário, diretor e representante do Sicesp; e Celso Frateschi, ator.

A iniciativa é uma parceria da FIESP e do Ministério da Cultura, que tem a colaboração do (Sicesp) e apoio da Petrobras, com investimento de R$ 5 milhões. A proposta é estimular e viabilizar a produção de filmes de longa-metragem, que serão financiadas por empresas por meio de leis de incentivo fiscal – Lei do Audiovisual e Lei Rouanet.

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

5 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

6 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

6 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

1 semana ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago