Considerado o maior festival de dança do mundo pelo Guinness Book de 2005, o Festival de Dança de Joinville chega a sua 28ª edição em 2010. De 21 a 31 de julho, o mundo da dança volta seus olhares para a cidade, com o desembarque de mais de seis mil e quinhentos bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores da dança para uma extensa programação artística e didática, destacando o local como palco de diversificadas apresentações.
O evento reunirá coreógrafos, professores e pesquisadores da dança do Brasil e do exterior, além de turistas e o público cativo da cidade, que poderão conferir uma variedade enorme de espetáculos nos gêneros balé clássico, dança contemporânea, balé clássico de repertório, jazz, dança de rua, sapateado e danças populares.
Além disso , o Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.
Os 11 dias de imersão no mundo da dança proporcionam um mínimo de 240 horas de espetáculos – das quais pelo menos 170 são gratuitas. Dos 515 grupos inscritos para participar do Festival, com 1.836 coreografias, 26% foram selecionados, ou seja, de cada quatro grupos, um se classificou. Neste caso, participam do Festival deste ano 263 grupos com 618 coreografias, sendo que destes grupos, 134 são da Mostra Competitiva e o restante se apresenta no Meia Ponta e Palcos Abertos.
Uma das principais características do Festival de Dança de Joinville é ser um imenso guarda-chuva da arte da dança. É por isso que, além de oferecer grandes espetáculos protagonizados por talentos do Brasil e do exterior nas noites de Abertura, Gala e Mostra Contemporânea de Dança, o Festival de Joinville proporciona diversificadas oportunidades de desenvolvimento e entretenimento. Fazem parte deste leque as apresentações gratuitas nos Palcos Abertos, a Rua da Dança, o Dança Comunidade, o Visitando os Bastidores, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas – focado na cultura Hip Hop – entre outros eventos.
Confira abaixo a programação do evento:
Noite de Abertura: 21 de julho (quarta-feira), 20 horas, no palco principal do Centreventos Cau Hansen.
A Noite de Abertura é o pontapé inicial do Festival de Dança. São escolhidos para essa noite espetáculos que se destacam pela qualidade artística e técnica apresentados por companhias convidadas. O principal objetivo é oferecer um espetáculo diferenciado a preços acessíveis.
Mostra Competitiva: 22, 23, 24, 26, 27, 28, 29 e 30 de julho, 19 horas, no palco principal do Centreventos Cau Hansen.
A Mostra Competitiva é a gênese do Festival. Esse é o momento em que os grupos, vindos de todo o Brasil e do exterior, mostram a que vieram. Em oito noites, os bailarinos demonstram o que sabem fazer de melhor nos sete gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Dança de Rua e Danças Populares. Quem decide são os jurados escolhidos pelo Conselho Artístico do Festival de Dança. Os primeiros colocados retornam na Noite dos Campeões.
Noite de Gala: 25 de julho (domingo), 20 horas, no palco principal do Centreventos Cau Hansen.
A Noite de Gala é o momento elegante pela ótica artística do Festival. Ainda que o nome possa remeter a uma noite de luxo e glamour, não é exigido traje black tie para quem assiste à Noite de Gala. Neste dia entram no palco companhias de dança que se diferenciam por trabalhos contemporâneos ou clássicos, ou que são homenageadas pelo conjunto da obra.
Noite dos Campeões: 31 de julho (sábado), 20 horas, no palco principal do Centreventos Cau Hansen.
A Noite dos Campeões é a glorificação dos melhores do Festival de Dança. Os primeiros colocados da Mostra Competitiva sobem ao palco para receber os aplausos da platéia que tem a certeza de conferir o que de melhor passou pelo olhar dos jurados.
Palcos Abertos: de 22 a 31 de julho, em diversos horários e em cerca de 15 locais diferentes (praças, bairros, hospitais, indústrias, centros comerciais, entre outros).
Os Palcos Abertos são o que definem a “invasão” da dança em Joinville. Quem caminha pela cidade nos dias de Festival de Dança se depara com arte várias vezes. Essa é a alegria do povo em contato com o que a vida tem de mais belo.
Mostra Contemporânea de Dança: 22 a 30 de julho, 22 horas, no Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen) e espaços alternativos.
Abstrações, movimentos únicos exclusivos e sem igual em todos os gêneros de dança. Tudo isso e muito mais você encontra no universo da Mostra Contemporânea de Dança. Com o objetivo de mostrar o que está sendo criado na contemporaneidade na dança, a Mostra realça a diversidade de linguagens e perspectivas de criação e pesquisa.
Encontro das Ruas: 24 e 25 de julho, das 13 às 20 horas, em ginásio de esportes próximo ao Centreventos Cau Hansen.
A cultura Hip Hop mostra sua força no Festival de Dança de Joinville no Encontro das Ruas. O movimento que surgiu no início da década de 1960, nos Estados Unidos, e se transformou no espaço para as vozes das cidades, reúne as manifestações: a dança, a música, as artes plásticas (graffiti) e as tradicionais batalhas.
Meia Ponta: 26 a 27 de julho, 14 horas e 16 horas (duas apresentações por dia), no Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen).
As crianças mostram que também sabem os movimentos da dança no Meia Ponta, que volta a ser competitivo nesse ano de2010. Os jovens bailarinos de 10 a 12 anos podem se apresentar nos gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Sapateado, Jazz, Danças Populares e Dança de Rua.
Seminários de Dança: 29 a 31 de julho, das 9 horas às 17 horas, no Centro de Convenções Alfredo Salfer (anexo ao Centreventos Cau Hansen).
Os Seminários de Dança formam o momento em que os pés descansam. O foco está nas produções acadêmicas relacionadas à dança. O evento é destinado ao público acadêmico e conta com a participação de doutores, mestres e pesquisadores em dança de diversas regiões do Brasil.
Cursos e Oficinas: de 22 a 30 de julho, em diversos horários e locais.
O Festival de Dança de Joinville também tem o espaço para o aperfeiçoamento dos bailarinos. Os cursos são ecléticos e contemplam diversos gêneros de dança. A programação abre mais de 2 mil vagas em aulas destinadas a estudantes e profissionais de dança. A programação é definida pelos integrantes do Conselho Artístico do Festival e reforça a natureza didática do evento.
Dança Comunidade: de 22 a 27 de julho, programação didática e social destinada a jovens de bairros da periferia de Joinville, com mais de 250 participantes.
O lado social do Festival de Dança de Joinville floresce no Dança Comunidade. Jovens das comunidades da cidade têm contato com a arte através dessa iniciativa do Instituto organizador do evento. As aulas oferecidas são oferecidas por professores de qualidade comprovada.
Feira da Sapatilha: de 21 a 31 de julho, no Expocentro Edmundo Doubrawa (anexo ao Centreventos Cau Hansen).
Com a participação de mais de 70 expositores, entre os quais estão as principais marcas de produtos de dança do Brasil, além de estantes institucionais e de artesanato regional, a Feira da Sapatilha oferece ainda Espaço Literário, Praça de Alimentação e um Palco Aberto para apresentações dos grupos e escolas de dança inscritos no Festival de Dança.
Rua da Dança: de 22 a 25 de julho, na Estação Ferroviária.
A Estação da Memória, a antiga Estação Ferroviária de Joinville, e a Rua Leite Ribeiro, situadas no Sul da cidade, recebem diversas manifestações artísticas. A comunidade tem a oportunidade de assistir de graça a espetáculos de dança e de teatro, apresentações folclóricas e de poesias, shows, aulas de dança de salão, dança de rua, além de outras atrações.
Para mais informações, acesse s://www.festivaldedanca.com.br/
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…