Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para a 4ª edição da Bolsa de Pesquisa em Fotografia do Instituto Moreira Salles. Criada em 2018, a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia terá, pela primeira vez – e de forma permanente a partir desta edição – duas bolsas no valor de R$ 30 mil cada.
Uma das bolsas será oferecida exclusivamente a pesquisadores que pertençam a grupos historicamente silenciados. Nesta edição o grupo escolhido foi o de pesquisadores autodeclarados indígenas, preferivelmente originários de povos do Alto Amazonas. A escolha se explica pelo próprio universo de imagens selecionado para tema desta edição: o conjunto de fotografias produzido por Albert Frisch (1840-1918), alemão que fez os primeiros registros fotográficos conhecidos sobre a floresta amazônica brasileira e seus habitantes.
Embora as perspectivas sanitárias sugiram que em 2022 será possível a retomada das atividades presenciais de forma mais plena, os temas de pesquisa para este ano ainda foram escolhidos a partir dos acervos que se encontram disponíveis digitalmente, garantindo assim a realização dos trabalhos de forma remota.
Para acessar o edital clique aqui.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…