A teoria na prática é outra

Enquanto defende o fim da Lei Rouanet e, com ele, a exclusão do mecenato a projetos do Poder Público, o Ministério da Cultura aprovou em 15/12/2009 o Pronac 097889, em nome da Associação Cultura da Funarte, uma ONG que serve de escudo para  a Fundação Nacional de Artes. O valor aprovado é de R$ 10.737.373,01.

Segundo os dados disponíveis no SalicNet:

“O projeto pretende criar condições que promovam a fruição da produção das artes cênicas do país. Grupos e artistas de teatro, dança e circo de todo país serão selecionados via edital público, para integrarem circuitos culturais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste além do Circuito Funarte que ocupará os equipamentos públicos da instituição. Os grupos selecionados participam por meio de apresentações de espetáculos de repertório e ações de intercâmbio de saberes e fazeres em artes cênicas.”

* com informações do Valor Econômico

Leonardo Brant

Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

View Comments

  • onde está essa premissa socialista no projeto de desenvolvimento brasileiro? No capitalismo também existe o Estado, que aliás é sua gênese. Quem disse que maior presença estatal é sinônimo de socialismo? Ah...a ultra-direita americana, que insiste em tentar colar socialismo a Obama. Tem que ter o coração duro demais para criticar as tais "políticas assistencialistas" diante da pobreza que ainda nos envolve. Implicá-las com o processo cultural? Em que sentido?

  • A pergunta que não quer calar: essa "Associação" é fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União, já que recebe recursos públicos ? A sanha legiferante sempre serve para abrigar escapismos e burlas. Ao povo, os rigores da lei, aos amigos, os favores do compadrio através de jeitinhos e atalhos.

  • Ola Leonardo.

    de fato tem algo errado por ai ne'?
    Creioque esse fato entra no mesmo contexto do "patrocinio" do projeto do novo site da funarte chamado portal funarte que divulga ali na cara as logos do itau cultural e mais outro banco ou empresa com recurso da lei de incentivo.

    Internamente, no Colegiado Setorial de Artes Visuais, chegamos a questionar essa forma de apropriacao do proprio sistema e ainda concordar em estar numa plataforma publica online com patrocionio de um banco tao envolvido nas questoes sobre fomento atraves de incentivo.

    Ainda isso do Teatro, e os investimentos da Funarte para com esse setor, ja chegou em ambitos desproporcionais.....

    Ano passado (2009) o valor de investimento para Artes Cenicas, Circo e Danc'a na FUNARTE ultrapasou porcentagens minimas de diferencas para com as outras areas.....
    so para ter uma ideia geral (nao segura, pois ainda nao recebi o relatorio-grafico do orcamento funarte 2009) o orcamento do Centro de Artes Cenicas da FUNARTE foi em torno de 30 milhoes de reais, enquanto que os investimentos do Centro de Artes Visuais da mesma Fundacao e Ministerio foi um pouco mais de 3 milhoes de Reais anuais......

    ((!!!!!!))

    quer dizer.. estar na presidencia da FUNARTE e ser de um setor especifico parece que tem muita influencia na hora de recortar esse bolo.

    No dia da entrevista coletiva com o Ministro meses atras, perguntei sobre essa divisao dos investimentos entre os setores, pois independente de ser ou nao presidente da funarte com vinculo nas artes cenicas os valores deveriam ser no minimo eticamente mais equilibrados.

    neste sentido parece que ese fundo (FNC) tera outra forma de distribuicao respeitando uma diferenca de 10% e 30% de minimo e maximo de valores para cada setor..

    mas para mim ainda, esse fato de 2009 do orcamento FUnarte, e' algo a ser melhor esclarecido e assumido pelos proprios, pois nao e' possivel a presidencia da Funarte por ser de um ou outro setor investir massivamente em apenas um dos setores da pasta....

  • Não basta ser, é preciso aparência...tem um fato que ocupa o espaço de um elefante numa salinha na cabeça de cada um de nós. O episódio envolvendo o Ministro e os shows de Caetano. Submetido ao MINC o pleito de isenção para a tour de Caetano foi indeferido. Tornada pública a decisão, a midia e o país acompanharam a história do telefonema da Paula Lavigne, ex esposa do artista, exigindo a reconsideração. Publicamente o Ministro não só retificou a decisão do seu corpo técnico, como defendeu a isenção concedida. Tudo muito cabreiro, o cidadão comum não "engole"esse tipo de coisa, o velho e bom: sabe com quem está falando...
    É claro que Caetano merece esse mundo e o outro, é claro que a Paulinha é dez, está tudo certo...mas esse tipo de comportamento público sugere um ambiente de privilégios que pode até não ser o caso, mas aparenta.
    Imagina amanhã o Ministério com a chave do cofre analisando projetos. Será que vai haer ligação dos mais chegados? E que telefone é esse? Todo mundo quer ter acesso a esse telefone que o Ministro atende e ...bem...essas coisas devem ser evitadas, fazem mal ao ambiente, prejudicam a democracia. Ninguém é perfeito, nosso ministro escorregou ali e é bom que seja dito.

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

6 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

1 dia ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

1 dia ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

1 dia ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

1 semana ago