Categories: EDITAIS

Aberto edital para seleção de novos membros da CNIC

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que definirá os representantes da classe artística e empresariado que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), no biênio 2017/2018.

São 21 vagas (sete titulares e 14 suplentes). Os membros da Comissão se reúnem uma vez por mês para analisar os projetos apresentados. As atividades da CNIC acontecem durante três dias e o trabalho dos comissários é realizado de forma voluntária.

O edital de inscrição acontece em duas fases: na primeira, as entidades culturais se habilitam junto ao Ministério da Cultura para, num segundo momento, encaminhar a lista com os nomes indicados para cada uma das sete áreas com assento na CNIC: artes cênicas (circo, dança, teatro, ópera); audiovisual; música; artes visuais (digital, design, moda, fotografia); patrimônio cultural (material e imaterial); humanidades (livros, periódicos, publicações) e empresariado nacional (multiprodutos).

“Para esta edição do edital, consideramos algumas sugestões de comissários e corpo técnico da secretaria de forma a simplificar exigências documentais, unificar um protocolo eletrônico para o processo, além de critérios de regionalização e representatividade das indicações”, explica a Coordenadora Técnica de Comissões da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Érika Freddi.

Para se habilitar na seleção, as entidades devem possuir caráter associativo, federativo ou confederativo de âmbito nacional e ser representativas do setor cultural, artístico ou do empresariado nacional. A inscrição deve ser realizada via formulário, com as devidas comprovações documentais solicitadas no edital, exclusivamente pelo e-mail editalCNIC@cultura.gov.br, até o dia 9 de setembro. O resultado será publicado em 7 de outubro, com prazo de 10 a 24 do mesmo mês para a interposição de recursos pelas entidades não habilitadas.

O MinC criará uma comissão para avaliar os requisitos de habilitação das entidades inscritas e coordenar as etapas do processo seletivo, conforme edital. Em novembro, começa a segunda fase do edital, na qual as entidades habilitadas formarão as listas com nomes dos representantes de cada setor cultural, observando o critério de uma indicação por região do país.

As indicações, acompanhadas do currículo dos selecionados, devem ser encaminhadas para o e-mail editalCNIC@cultura.gov.br, com o prazo limite até o dia 24 de novembro. A partir das indicações, serão elaboradas sete listas finais de indicados, sendo uma lista para os representantes do empresariado e uma lista para cada área cultural. Os indicados devem ter compreensão dos aspectos econômicos, sociais e políticos da área cultural e artística ou do setor empresarial que representará, além de apresentar experiência em gestão ou produção cultural.

Na sequência, o ministro da Cultura se reúne com todas as entidades habilitadas no processo para a apreciação dos indicados. Caso alguma entidade não indique representante para determinada área cultural, a indicação será feita diretamente pelo ministro da Cultura, no momento da publicação do ato de indicação dos demais membros. Os nomes dos comissários selecionados para o biênio 2017/2018 da CNIC serão publicados no Diário Oficial da União até 15 de janeiro de 2017. A posse dos novos membros da CNIC acontece em fevereiro.

Composta por representantes da classe artística, empresarial, sociedade civil e do Estado, a CNIC tem a função, dentre outras, de analisar e oferecer pareceres para subsidiar decisões relativas à aprovação dos projetos culturais que se candidatam à captação de recursos de renúncia fiscal por meio da Lei Rouanet. Na composição do colegiado, além dos 21 membros (sete titulares e 14 suplentes) indicados pelas entidades culturais, também representa a sociedade civil o presidente do Fórum de Secretários de Estado e dirigentes de Cultura. Por seu caráter paritário, os membros do Estado na CNIC são um representante de cada uma das sete vinculadas do Sistema MinC e o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, que preside as reuniões.

*Clique aqui para acessar o edital e o formulário de inscrição.

Redação

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

18 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago