A Universidade Candido Mendes, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) abre inscrições para dois novos cursos de pós-graduação latu sensu no formato Master Business Administration (MBA) na área cultural: Economia Criativa e Cidades e Gestão de Museus.
No dia 27 de agosto acontece a aula inaugural do MBA em Gestão de Museus. O curso tem parceria com o Museu de Artes do Rio (MAR) e é direcionado para gestores públicos e privados, profissionais que atuam em museus, centros de cultura e patrimônio, além de áreas multidisciplinares como Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Comunicação, Marketing, Ciências Sociais entre outros.
Além de conhecer a instituição parceira, os alunos participarão de palestras com especialistas internacionais como o Dr. George Yúdice, da Universidade de Miami; o ex-secretário de Cultura Cidadã de Medellín, prof. Jorge Melguizo; o professor de Economia na Universidade de Paris/Sorbonne, Dr. Xavier Greffe, que preside o Programa de Pós-graduação em Economia das Artes; e o Prof. Enrique Avogadro, diretor de Indústrias Criativas e Comércio Exterior de Buenos Aires e diretor do Centro Metropolitano de Design da cidade.
Já o MBA em Economia Criativa e Cidades é uma parceria com a Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, com coordenação de Ana Carla Fonseca Reis. A grade curricular é dividida em quatro módulos. O módulo estruturante aborda matérias como estratégias de desenvolvimento, indicadores e as bases fundamentais de cultura, cidadania e identidade. O módulo de interface trata das conexões, inovações e cultura em cidades criativas, gestão colaborativa de cidades em transformação, patrimônio como investimento, turismo criativo, relações internacionais e diplomacia cultural e gestão de museus.
O módulo instrumental estuda direitos de propriedade intelectual, design thinking, neuromarketing, empreendedorismo;, mecanismos de viabilidade econômica, leis de incentivo e concepção e avaliação de projetos. Já no módulo setorial, os alunos compreenderão as linguagens em transformação: cultura digital; economia do entretenimento; games e aplicativos; o negócio do audiovisual; para onde caminha a comunicação; moda, arte contemporânea e design.
No final de cada módulo, os alunos vão visitar instituições para conhecer os processos por traz dos produtos que o público em geral conhece. Além disso, haverá uma jornada internacional.
Para 2015 estão previstos cursos de pós-graduação em Produção Cultural e Vinhos e Cultura, este último oferecido à distância.
Mais informações e inscrições no site abgc.org.br.
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…