Categories: PONTOS DE VISTA

A afirmação da importância do audiovisual

Mais uma edição do RioContentMarket se aproxima e é com muita honra que encaramos o evento como o reflexo de grandes conquistas do mercado audiovisual brasileiro, que em 2014 registrou uma movimentação extremamente positiva.

Como essa indústria, o RCM cresceu e hoje é o principal ponto de encontro do mercado no Brasil, além de ter entrado definitivamente no roteiro internacional. O evento se fortalece a cada ano e já atraiu 10 mil executivos de mídias digitais e profissionais da indústria audiovisual de mais de 36 países. Some-se a isso mais 3.300 reuniões em rodadas de negócios, organizadas com mais de 440 players do mercado nacional e internacional.

A edição 2015 será, sem dúvida, o momento de celebrar essas conquistas. Mas também a oportunidade ideal para debater os gargalos e as estratégias para um crescimento sustentado. Acreditamos que há muitas oportunidades no mercado externo e precisamos estar atentos, pois temos capacidade de aproveitá-las.

Outro tema importante para a produção independente brasileira é conquistar novos espaços na TV aberta e também ver mais a pluralidade do Brasil com conteúdos produzidos por produtoras que estão fora do eixo Rio-São Paulo. Também discutiremos muitos assuntos referentes à capacitação da mão-de-obra para dar conta das demandas dessa crescente indústria. E, evidentemente, estamos muito atentos a assuntos globais, como as oportunidades que vêm das plataformas digitais.

A Lei 12.485 definitivamente veio para contribuir com o nosso mercado. Para se ter uma ideia, em 2013 registramos um aumento de 385% em número de horas de exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura, o que resultou em um número de 4 mil horas em apenas 14 canais monitorados pela Ancine. Ao longo de 2014, a ABPITV também viu crescer impressionantes 44% a sua base de associados. Em todo o Brasil, passamos de 390 para 500 associados no período de dezembro de 2013 a janeiro de 2015. E o melhor: a produção independente brasileira tem provado a sua capacidade de atrair audiência, que é a principal preocupação dos canais.

Por tudo isso, continuamos apostando no modelo que julgamos ideal para o evento: um misto de conferência e estímulo de networking. Teremos painéis com profissionais do setor debatendo assuntos importantes para a indústria em várias vertentes: conteúdo, políticas públicas, tecnologia, mercado internacional, além das rodadas de negócios em que produtores poderão apresentar seus projetos diretamente a executivos de canais e programadoras, nacionais e internacionais.

Estamos convictos de que o RioContentMarket atingiu seu objetivo de colocar o Brasil no calendário dos grandes mercados internacionais do audiovisual. A meta é continuar crescendo, principalmente em relevância.

 

Marco Altberg

Presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV).

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

20 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago