Mais uma edição do RioContentMarket se aproxima e é com muita honra que encaramos o evento como o reflexo de grandes conquistas do mercado audiovisual brasileiro, que em 2014 registrou uma movimentação extremamente positiva.
A edição 2015 será, sem dúvida, o momento de celebrar essas conquistas. Mas também a oportunidade ideal para debater os gargalos e as estratégias para um crescimento sustentado. Acreditamos que há muitas oportunidades no mercado externo e precisamos estar atentos, pois temos capacidade de aproveitá-las.
Outro tema importante para a produção independente brasileira é conquistar novos espaços na TV aberta e também ver mais a pluralidade do Brasil com conteúdos produzidos por produtoras que estão fora do eixo Rio-São Paulo. Também discutiremos muitos assuntos referentes à capacitação da mão-de-obra para dar conta das demandas dessa crescente indústria. E, evidentemente, estamos muito atentos a assuntos globais, como as oportunidades que vêm das plataformas digitais.
A Lei 12.485 definitivamente veio para contribuir com o nosso mercado. Para se ter uma ideia, em 2013 registramos um aumento de 385% em número de horas de exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura, o que resultou em um número de 4 mil horas em apenas 14 canais monitorados pela Ancine. Ao longo de 2014, a ABPITV também viu crescer impressionantes 44% a sua base de associados. Em todo o Brasil, passamos de 390 para 500 associados no período de dezembro de 2013 a janeiro de 2015. E o melhor: a produção independente brasileira tem provado a sua capacidade de atrair audiência, que é a principal preocupação dos canais.
Por tudo isso, continuamos apostando no modelo que julgamos ideal para o evento: um misto de conferência e estímulo de networking. Teremos painéis com profissionais do setor debatendo assuntos importantes para a indústria em várias vertentes: conteúdo, políticas públicas, tecnologia, mercado internacional, além das rodadas de negócios em que produtores poderão apresentar seus projetos diretamente a executivos de canais e programadoras, nacionais e internacionais.
Estamos convictos de que o RioContentMarket atingiu seu objetivo de colocar o Brasil no calendário dos grandes mercados internacionais do audiovisual. A meta é continuar crescendo, principalmente em relevância.
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…