Categories: NOTÍCIAS

Ana de Hollanda inaugura primeiro projeto no âmbito do PAC Favelas

A ministra Ana de Hollanda estará nesta quinta-feira (20/10) em Florianópolis, para a cerimônia de inauguração do projeto Espaço Mais Cultura – Animando a Cultura na Ilha, no Maciço Morro da Cruz.

Todo o trabalho foi feito no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Favelas, com aditivo de recursos do Ministério da Cultura, por meio do Programa ‘Mais Cultura’, em parceria com o Ministério das Cidades. Nessas mesmas condições, estão sendo construídos outros 14 espaços, dos quais o de Florianópolis é o primeiro a ser inaugurado. No projeto da capital catarinense, o MinC repassou ao Ministério das Cidades cerca de R$ 753,7 mil para os serviços de reforma e aquisição de equipamentos para o espaço cultural.

O projeto envolveu a reforma do local, pertencente à Prefeitura Municipal de Florianópolis, e também a aquisição de equipamentos e mobiliário para a instalação do curso de Animação Digital (desenho animado) para jovens do Maciço Morro da Cruz, também conhecido como Morro do Mocotó, região de baixa renda, constituída por 16 comunidades, com uma população em torno de 22.566 habitantes.

Para o desenvolvimento do projeto, foram instaladas seis salas climatizadas, onde serão desenvolvidos os trabalhos de roteiro e desenho; apoio à produção I e II; estúdio de áudio; coordenação operacional do projeto; e a parte completa de produção. A gestão do projeto está a cargo da Prefeitura de Florianópolis, da Fundação Cultural Franklin Cascaes e da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental.

Um dos objetivos do espaço é aproximar a população de Florianópolis, com suas raízes culturais, por meio do cinema de animação. O projeto é direcionado à formação técnica de jovens (e também de adultos) e à produção e distribuição de conteúdos cinematográficos em suporte digital. Jovens entre 14 e 25 anos, que moram nas comunidades do Maciço Morro da Cruz, formam o público preferencial.

Serão oferecidas oficinas permanentes de animação e produção audiovisual, cujo conteúdo deve ser educativo e cultural, com base em estórias da cultura popular da capital catarinense e de todo o estado. Apresentações artísticas e exibição de filmes também estão incluídos.

Os Espaços Mais Cultura são uma ação do Programa ‘Mais Cultura’, criados com a finalidade de melhorar a qualidade de vida em periferias e centros urbanos com baixos indicadores sociais e marcados pela exclusão cultural.

*Com informações do site do MinC

Redação

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

2 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

21 horas ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

21 horas ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

1 dia ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

7 dias ago