Categories: NOTÍCIAS

Ana de Hollanda será a nova Ministra da Cultura do Brasil

Artista, ativista, gestora pública de cultura com longa carreira, compromisso e realizações consolidadas na área, Ana de Hollanda assumirá um Ministério da Cultura maior e mais reconhecido pela sociedade (Gilberto Gil), porém muito mais problemático, pautado por disputas, entraves, inseguranças jurídicas, ideologismos, perseguições e disputas de poder (Juca Ferreira). Alguém que sabe onde dói o calo dos artistas, produtores e gestores culturais. E deverá reencaminhar a discussão de temas polêmicos como direito autoral e financiamento à cultura.

Filha de Maria Amélia e Sérgio Buarque de Hollanda, irmã de Chico, Miucha e Cristina, está intimamente ligada às “Raízes do Brasil”. Nasceu em São Paulo em 12 de agosto de 1948. É cantora, compositora e gestora cultural reconhecida no país por sua atuação em diversos órgãos públicos, entre estes a Funarte e o MIS (Museu da Imagem e do Som) do Rio de Janeiro.

Como gestora na área pública, esteve a frente do Setor de Música e de vários projetos nacionais e internacionais no Centro Cultural São Paulo, da Secretaria de Cultura da capital paulista, nos anos 80.

Foi secretária de cultura de Osasco/SP entre 1986 e 1988. Em âmbito nacional, foi diretora da Funarte entre 2003 e 2007, tendo sido responsável pelas políticas e atividades da área no Ministério da Cultura. Foi nesta função que reativou o consagrado Projeto Pixinguinha, levando-o a todos os estados e regiões do país. Também conduziu o Projeto Orquestras, o Projeto de Circulação de Música de Concerto, o projeto Concertos Didáticos, o Programa Nacional de Bandas, o projeto Painéis de Bandas de Música, o Pauta Funarte de Música Brasileira e a XV e XVI Bienais de Música Brasileira Contemporânea, no Rio.

Também na Funarte coordenou o processo de criação da Câmara Setorial de Música e apoiou diversos festivais, feiras, encontros e mostras de música em todas as regiões brasileiras e organizou a caravana do Projeto Pixinguinha para o Ano do Brasil na França, em 2006.

Desde 2007, é vice-Presidente do Museu da Imagem e do Som, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Carreira artística

Ana de Hollanda também seguiu a carreira artística, que corre nas veias da família. Como cantora e compositora profissional, ela tem quatro discos e interpretações em diversas obras coletivas, além de várias obras suas gravadas por outras cantoras.

Já se apresentou em todos os estados brasileiros e em diversos países (França, Cuba, Uruguai e Angola). Como atriz, atuou em vários espetáculos no Brasil e em Cuba.

Entre 2001 e 2003, a partir de sua ideia original, trabalhou na produção executiva e na pesquisa do documentário “RAÍZES DO BRASIL – Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda”.

Seja bem-vinda Ministra Ana de Hollanda. O Brasil precisa de você!

Redação

View Comments

  • Dilma acertou. A democratização do acesso à cultura só será possível quando os gestores públicos da cultura forem artistas e entendedores dos processos para viabilização da produção, resgate, incentivo e valorização da identidade cultural de nós brasileiros. Bem vinda, Ana de Hollanda.

    • Parece que o seu grande feito como molusco é achar que pensa e escreve. Moll, vc tá pra molusco, a Ministra pra Homo Sapiens Sapiens. Se é que vc entende.

  • De tudo que li a respeito sobre os possíveis sucessores de Juca, ela não não estava entre as possibilidades, salvo algum engano meu, mas pelo currículo e trato das questões culturais supera e muito os candidatos.

    Bem vinda mesmo !

  • Estou aqui em Londres tentando imaginar essa mudança. juro que fiquei surpresa, mas, de certa maneira, de uma maneira boa. Acho que Juca Ferreira tem que aprender muito ainda e ele estava achando que a partida estava ganha. Noticia boa ou nao, minha unica preocupação e a continuidade de programas, como o Xultura Viva, por exemplo. Bom, vamos torcer. Espero que o Brasil, na area cultural, conitnue avançando e que não tenhamos mais essa disputa horrorosa que estava acontecendo anteriormente. Espero que Ana olhe com carinho as diferenças de nosso pais e continue uma politica cultural que deu certo (devido a era Gil, claro!). Mas, quando a Dilma falou que queria uma mulher, juro que pensei na Marilena Chaui... Um beijo, Vanessa

  • ana de hollanda... uma pessoa que soa bem.
    mesmo reconhecendo avanços no ministério que ora finda,
    em reação ao "fica juca" liderei o movimento 'fica lúcido, juca', do qual participaram todos os meus neurônios.
    nada contra este ou aquele. mas tudo a favor da cultura brasileira, que agora recebe ana em seus braços, trazendo a inspiração de uma casa nova.

  • Espero que o ambiente de uma forma geral mude e que possamos, todos nós que trabalhamos com cultura, achar as soluções mais adequadas a partir do que nos une e não do que nos divide.
    Esta é a minha utopia.
    Prefiro tranformação em vez de revolução.

  • Parabéns, desejo uma feliz estadia no Ministério e que nossas reivindicações sejam analisadas com o carinho que todo brasileiro merece, o Brasil esta em um momento muito feliz e é importante que a Sra. Ministra Ana Hollanda, saiba conduzir esse Ministério com a desenvoltura que seu irmão possui no Palco o Público agradece.
    Maria Araujo Artista Plástica e escritora. R/J email maria.araujo22@hotmail.com

  • Parabéns Ana, seja bem vinda! Desejo que sua gestão tenha a cara deste brasil continental, com toda a sua diversidade e amplitude, e que você possa contar com todos os artistas independentes do brasil.

  • Acompanhei de perto a realização do Pixinguinha. Ana foi mais que competente e conduziu com beleza o projeto. Baixem as guardas os que não ficam, não deveria ser da Cultura cultivar mágoas, mas sim renovar os ares. Evoé jovens artistas!

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago