Categories: POLÍTICA

Ancine realiza primeira audiência pública sobre lei 12.485

Foi realizada na tarde da última quinta-feira (9/2) a primeira audiência pública da Ancine sobre as Instruções Normativas que regulamentarão a Lei 12.485.

Estiveram presentes ao auditório do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro, representantes de diversos órgãos, empresas e entidades representativas do mercado, além de representantes da sociedade civil.

A mesa diretora da audiência foi composta por Rosana Alcântara, superintendente executiva da Ancine; Valério Vieira, ouvidor-geral; Maurício Hirata, superintendente de Registro; e Alexander Patêz Galvão, assessor da Diretoria Colegiada.

A nova lei, sancionada em setembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, estabelece um novo marco legal para a TV paga no Brasil e expandindo o espaço para a produção audiovisual brasileira. Segundo a Ancine, o objetivo é promover a competitividade e a pluralidade do mercado, fortalecer as programadoras e produtoras brasileiras independentes e ampliar o acesso dos espectadores a conteúdos e canais brasileiros, estimulando a sustentabilidade da indústria audiovisual nacional e a ampliação do acesso da população a conteúdos produzidos no país.

A primeira IN trata de aspectos gerais da lei, incluindo a obrigatoriedade de veiculação de conteúdos nacionais nos canais de espaço qualificado, no horário nobre. A segunda trata do credenciamento de agentes econômicos do SeAC na Agência, adaptando conceitos e procedimentos da IN 91 às necessidades regulatórias decorrentes da nova lei, além de definir critérios e limites para controle e a participação societária entre as empresas programadoras e empacotadoras.

Rosana Alcântara fez a primeira apresentação e destacou que a intenção da Agência é promover uma transição suave entre a realidade atual e o novo cenário criado pela lei, estimulando programadores e produtores a negociarem a veiculação de produção audiovisual brasileira nos canais de TV paga.

Seguiram-se as exposições de Alexander Patêz e Mauricio Hirata, que detalharam alguns dispositivos da Lei 12.485 que estão sendo objeto de regulamentação por parte da Ancine. Patêz recapitulou conceitos importantes da lei do SeAC, como o de espaço qualificado, ocupado por conteúdos capazes de estruturar uma indústria e de gerar receitas após sua primeira comunicação pública.

Ao tratar da IN que  aborda o credenciamento dos agentes econômicos, Hirata apresentou a base legal da minuta proposta pela Ancine e explicou que entre os objetivos da formulação dessa Instrução Normativa estão a redução da burocracia e a otimização dos processos de interação com os entes regulados, com maior eficiência regulatória.

Nesta segunda-feira (13/2) será realizada em São Paulo a segunda audiência pública sobre as INs que regulamentam a Lei 12.485. As duas Instruções Normativas seguem em consulta pública no portal da Ancine até o dia 3 de março.

*Com informações do site da Ancine

Redação

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

20 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago