Categories: POLÍTICA

Andrea Matarazzo diz que mudança no MIS não é retrocesso

O secretário da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo (PSDB), reconhece que a mudança do comando do Museu da Imagem e do Som (MIS) “desagrada”, mas contesta a crítica da ex-diretora Daniela Bousso, de que o governo promoverá um “retrocesso de 30 anos” na instituição. Em conversa com a Terra Magazine, na abertura do 3º Encontro Paulista de Museus, no Memorial da América Latina, ele comentou a crise provocada pela escolha do ex-proprietário do Cine Belas Artes, André Sturm, para ocupar o cargo.

“É uma mudança normal, mas sempre desagrada. Vamos continuar o que tem”, promete Matarazzo, que decidiu priorizar o cinema e a fotografia. Incomoda-o a tese de que o MIS ficará anacrônico ao tirar o foco da interação das mídias digitais com as artes, uma das marcas da gestão de Daniela. “Não tem nada a ver. Por que retrocesso? Não é. O MIS continua avançando, com mais atividades”, reage.

Na semana passada, em entrevista à Terra Magazine, Daniela Bousso criticou as pressões sobre o museu e rebateu as críticas do secretário. “Matarazzo está equivocado e promove um retrocesso de 30 anos ao querer que o MIS se volte somente para a fotografia e o cinema”, atacou.

O secretário articulou a troca de comando do MIS e indicou André Sturm para a direção-executiva. O conselho administrativo da Organização Social (OS) do MIS referendou a escolha de Sturm em 30 de maio.

Cortes – Matarazzo minimiza os cortes no orçamento dos museus de São Paulo, realizados no início do governo de Geraldo Alckmin (PSDB). O MIS, que tinha uma verba de R$12 milhões, sofreu uma retração de 30%. Outros museus perderam 10% dos recursos.

“Não é o governo Alckmin. Ao contrário, estamos analisando os museus, a situação de cada um deles. É um ajuste, pois os orçamentos de alguns foram até ampliados. Tivemos mais cortes de despesas de pessoal”, contrapõe.

Ele diz que o MIS não será afetado, apenas haverá um ajuste nos gastos com funcionários: “A secretaria dá a orientação. As despesas vão estar focadas nas atividades”.

*Com informações da Terra Magazine

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago