A partir desta sexta-feira (13/7), a cidade do Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil), que neste ano registrou número recorde de inscrições: 1.623.
A conferência também abrirá espaço para rodadas de negócio. O objetivo é fomentar a internacionalização das transações brasileiras. “Várias séries já estão sendo produzidas. Há 18 projetos em coprodução com os EUA e o Canadá”, diz Cesar Coelho, diretor e criador do Anima Mundi.
O momento é propício para esse tipo de iniciativa. “O que já se produziu neste ano em curtas, séries e longas se equipara ao que foi feito durante todos os outros anos da história da animação no Brasil”, afirma Sílvia Prado, membro do Comitê Gestor de Animação da ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). Para o cinema, exemplifica, 23 longas estão em fase de produção ou em vias de iniciá-la, contra um total de 24 concretizados no transcorrer de décadas.
A ABPITV, em parceria com a Apex-Brasil e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura, é um das parceiras do evento, por meio do programa de exportação audiovisual Brazilian TV Producers (BTVP).
A inciativa realiza durante o festival o Anima Business 2012 – encontros individuais pré-agendados de 30 minutos que avaliam projetos disponíveis para aquisições, produções ou coproduções. Os projetos serão avaliados por Silvia Prado, produtora e sócia da Cinema Animadores; Sergio Martinelli, produtor e diretor da Martinelli Films; Renato Nery, coordenador de coprodução e políticas públicas da TV Cultura e coordenador do canal TV Rá Tim Bum; e Ron Diamond, mestre pela escola de cinema da UCLA e fundador da Acme Filmworks e Brenda Wooding.
No dia 20 de julho, o BTVP promove um encontro para debater o cenário da produção de animação após a aprovação da Lei 12.485, políticas de investimento, comercialização de projetos, além das próximas ações do Comitê. O encontro com o Comitê de Animação é aberto aos produtores de animação e conta com a participação de Rodrigo Camargo, coordenador do Núcleo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
As inscrições para participar do debate podem ser feitas até o dia 18 de julho. Clique aqui para acessar o formulário de participação.
O Anima Mundi acontece até o dia 22 de julho no Rio de Janeiro. Depois, o evento segue para São Paulo, onde fica de 25 a 29 de julho.
Acesse www.animamundi.com.br para saber mais.
*Com informações do jornal Valor Econômico
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…