Categories: CONVERGÊNCIA

Apenas 5% dos usuários do Twitter produzem 75% do conteúdo

Neste mês, o Twitter completa seis anos em atividade. Para celebrar a data, o site Youpix fez um levantamento dos números e curiosidades que cercam uma das ferramentas mais utilizadas na internet.

A rede social já conta com mais de 500 milhões de usuários e, a cada dia, são criadas 460 mil novas contas. Para aguentar a demanda e não baleiar (ou sair do ar, em tuitês), a equipe do site cresceu de três funcionários para 400, desde 2006.

O ato de tuitar se integrou de vez ao cotidiano das pessoas. Só assim para explicar como 1/3 dos usuários tuíta enquanto come. Por dia, são 252 milhões de mensagens postadas no site. E se demorou mais de três anos para que o Twitter atingisse seu primeiro bilhão de microposts, hoje o mesmo número é alcançado em menos de uma semana.

Mas apesar dos números indicarem uma participação massiva, a pesquisa apontou que apenas 5% dos tuiteiros são responsáveis por 75% do conteúdo que circula pela rede.

Para 80% dos usuários, este é o lugar ideal para reclamar sobre empresas e marcas que os frustram como consumidor. Além de SAC e comentários sobre o clima, o Twitter também age como instrumento de cyberativismo. Ele foi uma ferramenta de comunicação importante nos distúrbios que desencadearam a Primavera Árabe – manifestações populares pró-democracia que ocorreram no Oriente Médio.

O microblog também foi responsável por salvar o estudante americano, James Buck, do cárcere no Egito. Ele tirava fotos de uma manifestação no Cairo, quando foi surpreendido pela polícia do país, em 2008. A única coisa que ele conseguiu fazer foi tuitar “ARRESTED” (preso, em inglês), o que levou seus amigos a entrarem em contato com a embaixada dos EUA no Egito e informar a ocorrência.

Outras curiosidades: no Japão, o Twitter tem mais usuários que o Facebook; se você fosse ler todos os tuítes de um dia, demoraria 40 anos; e, por fim, o mascote da empresa (o passarinho azul), tem um  nome: Larry.

A pesquisa contou com dados de sites de pesquisa e tecnologia, como o Mashable, o The Next Web, o Visua.ly, o ComScore, a Wikipedia e o próprio Twitter. Para conferir o infográfico completo, clique aqui.

*Com informações do YouPix

Raul Perez

Jornalista, foi repórter do Cultura e Mercado de 2011 a 2013. Atualmente é assessor de comunicação da SPCine.

Share
Published by
Raul Perez

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

4 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

5 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

5 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

1 semana ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

2 semanas ago