A forte demanda pela arte abstrata brasileira e pelas obras do colombiano Fernando Botero gerou um recorde de preços para um leilão de arte latino-americana da Sotheby’s, com mais de 21,6 milhões de dólares em vendas. O lance mais intenso da noite foi para esculturas abstratas brasileiras feitas de madeira.
A pintura de Botero “A Família”, que foi vendida por 1,4 milhão de dólares, foi a obra mais cara do leilão de quarta-feira e seu “Homem em um Cavalo” estabeleceu um recorde para escultura em bronze do artista em leilão, em 1,17 milhão de dólares.
Excepcionalmente para um leilão de obras de Botero, três décadas de sua obra foram representadas, inclusive sua fase política inicial, como “El Presidente”, de 1975, que foi arrematado por 266.500 dólares.
As obras de Botero representaram um terço do total das vendas, que superou os 21 milhões de dólares, recorde anterior da Sotheby’s para arte da América Latina, de 2008, antes da crise financeira que derrubou os mercados de arte. “Em toda crise, há alguém que ganha dinheiro e têm de gastá-lo,” disse Carmen Melian, diretor da Sotheby’s de arte latino-americana. “Eu acho que também o grande choque acabou. Algumas pessoas estão começando a comprar e o ciclo (de compra de arte) começou de novo.
A Sotheby’s disse que o mercado de arte no Brasil está crescendo. A valorização do real torna a arte com preços em dólares dos EUA mais baratos em comparação com a moeda do país.
*Com informações da Folha de S. Paulo
Fonte: Oxford Economics* Um estudo da Oxford Economics para a Motion Picture Association (MPA) revela…
As Lojas Renner S/A mantém abertas, ao longo de todo ano, inscrições para projetos culturais…
O mandato da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) abriu inscrições para a consulta pública e…
Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o Edital Eneva: Energia que Protege…
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo anunciou a…
O Instituto Vozes da Inclusão reabriu o Edital de 2025, sendo Edital 2025/2026 que dará…