Categories: PONTOS DE VISTA

Arte e negligência


Um artista pode integrar qualquer uma das infinitas capacidades humanas de criar porque arte é o vocábulo inventado pelos gregos para a significância do fazer bem.

São artistas os chefs da arte culinária, fazer expressivo porque agrada os cinco sentidos e o estômago, único órgão rebelde e revolucionário do corpo humano. São artistas os arquitetos que personalizam o nosso habitat, e os cirurgiões que reparam os poucos erros da Mãe Natureza. É artista o marceneiro que executa primorosamente a peça desenhada pelo artista design. E a costureira que finaliza o desenho do estilista. Meu mestre Raul Chaves dizia, em sala de aula, que os estelionatários eram os artistas da criminalidade demonstrando que a arte permeia todas, sem exceções, as atividades humanas.

Nelas, há os artistas castiços, raros, poucos, capazes de transmutar o estado gasoso das idéias em estado sólido para desfrute grupal e, às vezes, duradouro. Aconteceu (uns dizem que não) o bombardeio em Guernica noticiado e historiado por mortes e bombas. Picasso criou Guernica. Homero, a Ilíada da guerra de Tróia que alguns dizem que nunca existiu. Camões, os Lusíadas das navegações portuguesas que resultaram no Brasil, país irreal que pode ser ficção, assim como nós. Garcia Márquez compendiou a América Latina em Cem Anos de Solidão. Euclides da Cunha tornou vitoriosos os derrotados de Canudos n´Os sertões. Uma história política do País está sendo escrita pelas charges de Cau Gomez, Simanca, Gentil, Angeli, Chico que des(d)enham o Poder com humor. E não querem comprar. Chico Buarque sugeriu, nos anos 70 que, se alguém gritasse à porta, de surpresa, na calada da noite, era mais seguro chamar o ladrão e explicou a ditadura.

As cidades e as suas casas, e as suas ruas e as histórias que contamos para saber quem somos e os seus costumes e as suas gentes são escritos, cantados, modulados, retratados, esculpidos, pintados, pichados, dramatizados, interpretados, esquadrinhados em HQ e filmados por artistas. O Brasil, por ignorância, por negligência, por concupiscência sempre maltratou os seus. Poucas vezes como agora.

Aninha Franco

Dramaturga, escritora e gestora cultural, Aninha Franco é cronista cultural, em Salvador (BA).

View Comments

  • Arte e Negligência.

    A Arte é sempre infinita por parte de que a faz e por parte de que a vê,em todos os cantos do planeta.Quanto a Negligência,acredito que seja uma distorcida faculdade das pequenas vaidades e diletatismos menores,que subjulga todo aquele que vê,fala,canta e cria,de forma diferente,da nossa incerta rebeldia.

    A Arte no Brasil,vai bem obrigado,no que tange o universo criativo de seus multiplos artistas,mas as unidades,cada vêz mais separadas.Bato na mesma tecla,repetidamente a vários anos,pois creio que não haja futuro algum,se a Arte no Brasil,não perceba que para ser grande,deverá estar em ambiente próprio de vasos comunicantes.

    Em tempos de Globalidade,cada um sobrevive,quando fomenta sua individualidade.Mas antes de ser uno,cada semelhante deve fazer parte de uma mesma unidade,é o que falta avários anos no Brasil,em minha modesta opinião.
    Alienígenas do meio politicamente incorretos,seguram oportunamente às melhores pastas da Arte e da Cultura,pelo país,da mesma forma que por várias vêzes o "legislador" não se coloca na figura cidadã,ou profissional,antes de formatar uma nova lei.Que em pouco tempo,fica equivocada,e esquecida,ineficiente,por não contemplar devidamente a questão normativa da qual se origina.

    A Arte,os artistas,às escolas,academias e museus de arte e de história,os marchands,as Galerias,os Produtores e Gestores Culturais,assim como o Estado Cultural e Educacional brasileiro,e os próprios Mercados,deveriam estar em convergência,cada qual livre,mas afinados em um mesmo compasso.Por que por mais que exista farta produção musical,nada se ouve,se cada um,resolve cantar a seu jeito e em sua oitava acima.

Recent Posts

Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027 está com inscrições abertas

Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…

1 dia ago

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

1 semana ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago