O YouTube aumentou a duração máxima dos vídeos postados no site de 10 para 15 minutos, a fim de competir com o Hulu e manter seus usuários conectados por mais tempo. Por mais que a maioria das mídias presentes no YouTube seja despretensiosa, o portal oferece uma série de benefícios a quem quiser ganhar dinheiro com suas produções.
A cada minuto, cerca de 24 horas de vídeos são postados no site. Se por um lado o YouTube está oferecendo aos internautas cinco minutos extras para suas produções tolas, por mais que, por vezes, razoavelmente cômicas, por outro as empresas agora terão mais tempo para usar o portal como ferramenta de marketing e serviço ao consumidor.
A seguir, algumas maneiras de tirar o melhor que o YouTube tem a oferecer:
1::Atendimento ao consumidor
Uma imagem vale por mil palavras, e um vídeo é constituído de milhares de imagens postas lado a lado. Em vez de explicar processos como instalação, configuração e solução de problemas a partir de um manual técnico complexo, ou com textos e ilustrações em páginas na internet, a empresa pode criar diversos filmes para facilitar o uso de seus produtos por seus usuários.
Com certeza, a iniciativa seria valorizada pelos clientes, além de ajudar a diminuir a carga de trabalho de seus funcionários responsáveis pela assistência técnica.
2::Marketing
A vantagem de criar clipes para propagandear produtos e serviços pelo YouTube é que, uma vez criado, eles podem ser espalhados facilmente via blogs e outros portais. A campanha pode até virar um viral de grande repercussão.
3::Treinamento
Empresas podem usar o site de vídeos da Google para promover treinamentos técnicos eficientes. Distribuir uma apostila para seus funcionários pode trazer vários resultados – eles podem não ler o material ou simplesmente não entendê-lo. Pagar a um profissional para conduzir um curso significa gastar mais dinheiro e depender muito da competência do mesmo.
Um vídeo explicativo, por outro lado, pode ser feito e refeito até que o resultado desejado seja alcançado e, além de ser mais didático, pode ser usado muitas vezes sem que o custo aumente.
4::Eventos e apresentações
Quando uma companhia organiza eventos, reuniões de negócios e conferências de imprensa, estes deveriam ser gravados e postados no YouTube, pois nem todos conseguem estar em um local determinado no horário acordado. Colocar a apresentação à disposição no site de vídeos pode aumentar a audiência e o alcance do evento e ainda permite que outros assistam no futuro o que não puderam assistir antes.
Em suma, as grandes corporações devem parar de pensar nas redes sociais e a Web 2.0 como uma tecnologia inferior; pelo contrário, elas devem é usar essas poderosas ferramentas para capitalizar sua popularidade.
O YouTube é, com toda certeza, uma valiosa invenção tanto para o marketing, quanto como veículo de comunicação – basta usá-lo corretamente.
*Fonte: IDG Now! (Tony Bradley)
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…