Brasília sediará, até o dia 3 de agosto, a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial. O primeiro resultado da reunião será conhecido logo na manhã desta segunda-feira (26), às 11h, quando o Brasil e a Unesco assinarão o protocolo de criação do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, que terá sede no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
O Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio é produto do esforço brasileiro para a cooperação técnica internacional, e foi aprovado na 35ª Conferência Geral da Unesco, realizada, ano passado, na França. Entre suas missões estratégicas está a capacitação profissional e o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão do patrimônio, que pode ser considerado um recurso de promoção do desenvolvimento das nações. O centro brasileiro também vai capacitar técnicos da América Latina e países africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Em suas ações de formação, intercâmbio e produção de conhecimentos, o Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio tem como foco a implementação das Convenções da Unesco para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972, para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003, e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005.
Nos 10 dias de reunião, cerca de 800 representantes dos 187 Estados Partes vão analisar a possibilidade de inclusão e extensão de território de 41 itens na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como bens naturais, culturais e mistos, apresentados por 35 países. O grupo também vai avaliar o estado de conservação de 31 patrimônios que já conquistaram este reconhecimento, mas estão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, e decidir se a ela incluirão novos bens que necessitam de atenção especial.
Ao se tornar Estado Parte, cada nação assume o compromisso de identificar possíveis novos candidatos à lista de preservação e a proteger aqueles considerados Patrimônios da Humanidade. Ao todo, 148 países têm 890 bens na Lista do Patrimônio Mundial, sendo 17 do Brasil, que não possui nenhum patrimônio em risco e deve ter avaliada, este ano, a candidatura da Praça de São Francisco, no município de São Cristóvão, em Sergipe.
*Fonte: Ministério da Cultura (Comunicação Social)
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…