Alegando a falta de uma política de desenvolvimento profissional, a diretoria da Associação dos Roteiristas sugeriu a seus membros que boicotem o edital de desenvolvimento de roteiros cinematográficos de longa-metragem de ficção, promovido pela Secretaria do Audiovisual (SAv), do Ministério da Cultura. O edital de roteiros foi aberto em 30 de janeiro e seu prazo de inscrição segue até o dia 16 de março. Serão R$ 50 mil para cada um dos dez roteiristas contemplados, num total de R$ 500 mil.
Em matéria publicada pelo jornal O Globo, o presidente da associação, , Marcílio Moraes, explicou que o formato do edital deixa pouco espaço para que profissionais de roteiro sejam contemplados. “A SAv nos pediu sugestões, mas eles não atenderam. Como está, o edital não é dirigido para o profissional. Não é que a gente seja contra a regionalização. Mas não existe política de desenvolvimento de roteiros no Brasil. As empresas privadas que apoiam a cultura não se interessam pelo roteiro, elas querem o filme pronto e apoiam a produção. Só quem pode desenvolver o roteiro é a área governamental. A deficiência do roteiro brasileiro tem a ver com a falta de investimento. O problema, para a associação, é que o edital de 2009 não admite mais de quatro projetos contemplados numa mesma região e nem mais de dois num mesmo estado. Além disso, há uma exigência de que quatro propostas selecionadas sejam de roteiristas iniciantes”.
Segundo o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, a preocupação do governo foi justamente descentralizar as propostas, usualmente concentradas na região Sudeste. No último edital de roteiros lançado pela secretaria, em novembro de 2007, 623 projetos, dos 933 inscritos, vinham do Sudeste. “Nós queremos criar condições para que roteiristas de outras regiões possam se profissionalizar. E também queremos promover roteiristas iniciantes”, declarou o secretário na mesma matéria. “A Associação dos Roteiristas representa o interesse de seus membros. Mas nós entendemos que os roteiristas que já têm seu espaço no mercado não podem ser o foco principal dos editais da secretaria”, completou.
Criada em 2000, a Associação dos Roteiristas congrega 220 profissionais de cinema e TV e é uma das principais entidades do setor no Brasil.
* Com informações do jornal O Globo.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…