Categories: NOTÍCIAS

Ator Ítalo Rossi deixou projeto inacabado no teatro

O ator Ítalo Rossi, que morreu na última terça-feira (2), deixou um projeto inacabado no teatro, a peça “C’est la vie”, dirigida por ele. Em entrevista ao G1, a diretora Ester Jablonsky, assistente de Rossi no projeto, revela que planeja dar continuidade à produção mantendo fidelidade às ideias do ator veterano.

“Não há outra opção: é fazer ou fazer. Não tenho dúvidas de que ele queria que o espetáculo continuasse”, diz Jablonsky, que trabalhou com Ítalo Rossi por 20 anos e chegou a assinar a biografia do ator, lançada no fim de 2010. “Conheço exatamente as ideias do Ítalo para a direção e serei fiel a elas, é uma forma de mantê-lo vivo”, completa.

Escrita por Marcelo Rubens Paiva, a peça “C’est la vie” é baseada em histórias reais do Disque Denúncia e nasceu de uma ideia de Ítalo Rossi. “Ele imaginava levar ao palco uma coisa diferente, mostrando um universo atual e usando um autor jovem, contemporâneo”, conta Jablonsky, que diz que a produção fazia parte das comemorações dos 80 anos do ator e diretor.

Segundo a parceira de Rossi, a data de estreia da peça teatral será mantida, marcada para 15 de outubro, no Festival Internacional de Teatro de Angra, no Sul Fluminense. Em seguida, a atração deve entrar em cartaz na Casa da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

“Agora precisamos pensar em um amigo que possa assumir a direção, esse posto de honra”, conta Ester Jablonsky. O elenco traz a própria Ester, além de Adriano Garib e Clement Viscaíno.

A diretora lembra que Ítalo Rossi se destacava nos bastidores das artes cênicas como um diretor “extremamente doce”, “nada autoritário” e com um estilo próprio. “Era um diretor direto e objetivo. Ele não gostava de pesquisa, achava que o ator tinha que chegar e fazer, sem artifícios”, conta Jablonsky emocionada. “Ele sempre dizia: ‘tem que ser na nuca e seco'”, lembra.

Quem foi – Ítalo Balbo di Fratti Coppola Rossi nasceu em Botucatu, interior de São Paulo, em 19 de janeiro de 1931, em uma família italiana habituada aos concertos. Com mais de 400 montagens e mais de 50 anos de carreira, era considerado um dos atores mais importantes do Brasil.

Estreou no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC) e teve uma longa carreira nos palcos, onde atuou até os últimos anos de vida. Foi um dos fundadores do Teatro dos Sete, ao lado de Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Fernando Torres. Nos anos 1980, ganhou três prêmios Molière, o mais importante das artes cênicas no Brasil.

Na televisão, Ítalo Rossi iniciou a carreira em 1963, na extinta TV Rio, e participou de dezenas de novelas, séries e especiais na TV Globo, incluindo “Escrava Isaura” (1976) e “Que rei sou eu?” (1989).

Entre seus papéis mais marcantes estão o mordomo Alfred, de “Senhora do destino” (2004), e o advogado Fernando Medeiros, de “Belíssima” (2006). Seu último trabalho na televisão foi o personagem Seu Ladir, do humorístico “Toma lá, dá cá”, dono do bordão “É mara, maravilhoso!”.

Rossi também brilhou no cinema, tendo participado de cerca de 20 longas-metragens, incluindo “Uma vida para dois” (1953), “O pão que o diabo amassou” (1957), “A derrota” (1967), “Cara a cara” (1967), “Doida Demais” (1989) e o recente “Sexo com amor?” (2008).

No fim de 2010, o ator foi homenageado com o livro “Fotobiografia de Ítalo Rossi”, que retrata sua trajetória nos palcos e nas telas.

*Com informações do G1

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

4 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

5 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

5 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

1 semana ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

2 semanas ago