A cidade de Bangcoc foi designada Capital Mundial do Livro de 2013 pela Unesco e pelas três principais organizações profissionais internacionais do universo literário.
Os representantes da Unesco, a União Internacional de Editores, a Federação Internacional de Livreiros e a Federação Internacional de Associações e Instituições dos Bibliotecários elegeram a capital tailandesa “por sua vontade de reunir todos os membros da cadeia produtiva do livro”.
Além disso, a escolha foi feita pelo programa proposto, no qual “envolvia toda a comunidade”, e pelo elevado nível de seu compromisso nas diversas atividades previstas, informou a Unesco.
A diretora-geral da organização, Irina Bokova, felicitou a cidade de Bangcoc pela riqueza e variedade do programa proposto, destinado especialmente aos jovens e ao desenvolvimento da leitura para todos, no qual se ressalta a cooperação e o diálogo, bem como a escala local, nacional e internacional.
Bangcoc é a 13ª cidade designada pela Unesco e pelas três organizações profissionais citadas.
A primeira delas foi Madri, em 2001, seguida de Alexandria (2002), Nova Délhi (2003), Antuérpia (2004), Montreal (2005), Turim (2006), Bogotá (2007), Amsterdã (2008), Beirute (2009), Liubliana (2010), Buenos Aires (2011) e Yerevan (2012).
*Com informações da Folha Online
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…