Nos dias 2 e 3 de abril, Cultura e Mercado promove, em parceria com a Impacto Cursos, um curso inédito sobre o transporte de obras de arte e afins.
A coordenadora do curso, Monica Shiroma, conta em entrevista quais as principais questões a serem trabalhadas pelos profissionais que atuam ou querem atuar nessa área.
Cultura e Mercado – De maneira geral, os profissionais envolvidos com produção cultural no Brasil têm bons conhecimentos sobre logística? A que isso se deve?
Monica Shiroma – Uma grande parte desses profissionais não tem conhecimento ou treinamento suficiente, aprendem de forma empírica, observando a rotina ao seu redor. Isso muitas vezes gera erros ou vícios nos procedimentos logísticos. Não existia no mercado um curso de logística específico para o mercado cultural. Há uma grande carência de informação nesta área.
CeM- Quais são as principais falhas cometidas por quem atua com transporte de obras de arte, peças de acervo ou objetos históricos?
MS – Falta de conhecimento ao pedirem orçamentos (torna-se necessário fazer revisões até a última hora, até que se consiga a informação completa e correta); falta de precisão nas listas de obras fornecidas (pesos, medidas, dimensões); informações imprecisas sobre valores das obras nas documentações, o que gera problemas com a Receita Federal; falta de conhecimento nos procedimentos (emissão de NF para transporte, cronogramas e prazos, obtenção de certificados adequados, Radar vencido, discrepância nos pesos e medidas etc).
CeM – O que caracteriza um bom profissional nessa área de atuação?
MS – Um bom profissional é aquele que consegue manter um equilíbrio entre rapidez nos procedimentos e controle de custos. Um profissional que tenha agilidade e capacidade de diferenciar os serviços e valores, podendo tomar decisões com autonomia. Para isso ele precisa de conhecimento prévio.
CeM – Em termos burocráticos, são muitas as questões a serem cuidadas?
MS – Inúmeras. Citaria a preparação de documentação de embarque, Packing Lists, Proforma Invoices, AWB/BL, Iphan, carimbo de fumigação, nota fiscal de trânsito, laudos, emissão de certificados, seguro e questões cambiais.
CeM – O que as pessoas podem esperar do curso da Impacto no Cultura e Mercado?
MS – O participante vai adquirir uma ferramenta de trabalho muito útil neste curso, começando pelo fato de que terá contato direto com profissionais de logística, que estão atuando nesta área há muitos anos. Com certeza ele vai ganhar uma visão ampla de todos os processos e etapas na logística, além de conhecimentos específicos e oportunidade de ouvir e aprender com os cases. E ainda: as instituições brasileiras que atuam no mercado internacional e que investem na capacitação de suas equipes e colaboradores, estas sim se tornarão mais competitivas e com maior chance de sucesso em seus negócios.
Clique aqui para ver o programa completo do curso Bastidores do Transporte de Obras e Afins e se inscrever.
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…