A Fundação Biblioteca Nacional quer que os livros brasileiros ganhem maior destaque no cenário internacional. O intuito é atrair investimentos e compradores para o mercado literário brasileiro, segundo informou a Folha Online.
Segundo Galeno Amorim, presidente da FBN, o Brasil é o 11º mercado de livros do mundo, com perspectiva de crescimento, já que novas parcelas da população começam a ter mais acesso a educação e cultura. “A literatura brasileira circulou melhor no passado. Queremos retomar isso”, afirmou.
A entidade anunciou recentemente um programa de R$ 7,8 milhões para estimular a tradução de livros brasileiros para o inglês e o espanhol. “Isso é bom para o Brasil, leva produtos e serviços e amplia as trocas acadêmicas”, declarou Amorim.
Além das bibliotecas e traduções, a FBN pretende atrair editores dos países desenvolvidos e ganhar visibilidade com a participação em feiras de livro em todo o mundo. Nos próximos três anos, o Brasil será homenageado em eventos em Bogotá (Colômbia), Frankfurt (Alemanha) e Bolonha (Itália). O presidente da instituição confirma que a fundação está em negociações com outros países, como a França.
A íntegra da matéria está disponível aqui.
Bogotá – Foi divulgada a programação brasileira da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá. A Câmara Brasileira do Livro vai levar à Colômbia, a partir do dia 18 de abril, cerca de 50 escritores/ilustradores, além de atrações musicais, debates, leituras, palestras e exposições.
O evento contará com 10 mil títulos brasileiros, em português e em espanhol, com destaque para as obras dos autores que participam da feira. Entre os nomes selecionados pela curadora Guiomar de Grammont estão Nélida Piñon, Marina Colasanti, Zuenir Ventura, Silviano Santiago, Ziraldo, Fernando Vilela, Cristóvão Tezza, Affonso Romano de Sant’Anna, Adriana Lisboa, Roger Mello, Daniel Galera e Daniel Munduruku.
Na programação, apresentações de músicos brasileiros como Marcelo Jeneci, Fernanda Takai, Mariana Aydar e Pedro Luís, que canta com o uruguaio Fernando Cabrera. A culinária brasileira também vai ser apresentada no espaço, que terá ainda área para crianças e uma livraria operada pelo Fondo de Cultura Económica.
Mas as atividades não ficarão restritas à feira. Exposições e shows levarão a cultura brasileira a teatros, centros culturais e universidades de Bogotá. A mostra O Lugar do Escritor, de Eder Chiodetto, já exposta na Flip, ficará em cartaz no Centro Cultural García Márquez. Os visitantes da feira poderão conhecer vida e obra de Clarice Lispector e Cora Coralina, em exposições já vistas pelos brasileiros no Museu da Língua Portuguesa. A cenografia do pavilhão é de responsabilidade de Daniela Thomas.
A Feira Internacional do Livro de Bogotá acontece até o dia 1º de maio na capital colombiana. Para mais informações, acesse www.feriadellibro.com.
*Com informações da Folha Online e do Estadão.com
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…