Foram apresentados nesta quinta-feira (14/8), em coletiva de imprensa, os detalhes da edição 2014 da Bienal do Livro de São Paulo, que acontece de 22 a 31 de agosto. “Diversão, Cultura e Interatividade: Tudo Junto e Misturado” será o tema do evento, que pela primeira vez terá a curadoria dividida entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sesc.
“Hoje temos a possibilidade de comprar livros pela internet. Por que vou à Bienal comprar um livro se eu posso ir na esquina? Porque na Bienal vou comprar um livro, conhecer um autor, participar de uma programação interessante. E está tudo dentro do mesmo ambiente. É a possibilidade de conseguir conectar vários programas em um só”, afirmou Karine.
O público esperado é de 700 mil pessoas – a capacidade máxima por dia é calculada em 100 mil -, segundo Paulo Octavio Pereira de Almeira, vice-presidente da empresa Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização geral e divulgação do evento. Ele informou que as vendas de ingressos online já aumentou 20 vezes em relação à última edição.
Uma pesquisa feita em 2012 apontou que os visitantes passavam, em média, quatro horas circulando pelo evento. “Mas somente um terço das pessoas de alguma forma participavam das atividades culturais”, disse Almeida. Ele calcula que, agora, o número deve subir para 50%, graças à presença do Sesc, que será responsável por cinco dos oito espaços com a programação cultural da Bienal.
Haverá atividades relacionadas a outras áreas além dos livros, como música, teatro, gastronomia e dança. Além de escritores best-sellers, participam nomes como o rapper Emicida e o chef de cozinha Alexa Atala. Na abertura, a atriz Fernanda Montenegro vai ler trechos de sermões do padre Antônio Vieira (1608-1697).
A presidente da CBL explicou que a escolha dos autores foi feita com base em lista dos mais vendidos, sugestões do público, das editoras que trabalharam em conjunto com o Sesc e tendências literárias. Segundo ela, a Bienal busca uma “simbiose entre o que o mercado lê e o que os curadores gostariam que as pessoas lessem”.
Os espaços serão divididos em: Arena Cultural, onde os autores participarão de sessões de bate-papo e de palestras; Escola do Livro, onde haverá cursos, workshops e palestras para quem trabalha com criação, produção, promoção e venda de livros; Cozinhando com Palavras, que terá livros de gastronomia e debates sobre literatura, comida e cultura são os assuntos do espaço, sob curadoria do chef André Boccato; Salão de Ideias, espaço para discussões atuais sobre temas de relevância social, livro e leitura, literatura e suas conexões com outras linguagens artísticas; Espaço Imaginário, espécie de ateliê aberto, voltado para o desenho; Anfiteatro, onde estão previstos 44 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema, sempre inspirados pela literatura; BiblioSesc, quatro caminhões-biblioteca oferecendo ao público 120 atividades; e o Estande Edições Sesc, com lançamentos de livros, bate-papos e intervenções artísticas.
Será possível utilizar o Vale Cultura tanto na compra de ingressos quanto na compra de livros.
A programação completa está no site www.bienaldolivrosp.com.br.
*Com informações do UOL Entretenimento e do G1
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…