O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, enviou ofício ao embaixador do Egito no Brasil, Ahmed Hassan Ibrahim Darwish, manifestando preocupação em relação ao risco de saques e depredação nos museus egípcios. O documento também informa a disposição do Ibram em colaborar com o país no trabalho de restauração e conservação do seu patrimônio museológico.
Na última semana, cidadãos se uniram de forma voluntária para formar um cordão humano de proteção em torno do Museu Egípcio, no Cairo, buscando impedir a entrada de saqueadores. O ofício ressalta ainda que o Egito é visto como parceiro no campo museológico, com o qual o Brasil poderá manter atividades de cooperação e intercâmbio de experiências, por meio de iniciativas como a Cúpula América do Sul – Países Árabes.
A ministra Ana de Hollanda também se manifestou sobre a situação, em ofício à diretora geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Irina Bokova, afirmando que o MinC e o Ibram se dispõem a colaborar em atividades de cooperação técnica que auxiliem na recuperação dos museus e sítios históricos afetados no Egito. A ministra também afirmou que apoia o debate sobre a possibilidade de criação de uma Convenção do Patrimônio Museológico e Coleções, para chamar a atenção dos líderes mundiais sobre o tema e reforçar o comprometimento internacional pela preservação do patrimônio museal.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…