O Brasil é o quinto país com o maior número de downloads ilegais de arquivos de música na internet, segundo uma pesquisa feita pelo serviço de monitoramento musical Musicmetric: o Index de Música Digital. A informação é do site da BBC Brasil.
Os Estados Unidos encabeçam a lista de pirataria de música online, com mais de 96 milhões de downloads. A Grã-Bretanha aparece em segundo lugar, com cerca de 43 milhões, e o Brasil em quinto, com mais de 19 milhões de downloads, atrás da Itália e do Canadá.
A organização prevê que, até 2015, o Brasil ultrapasse a Grã-Bretanha e chegue ao segundo lugar mundial na pirataria de arquivos digitais de música. Mas a Musicmetric afirma que isso “não é necessariamente ruim”. “O crescimento dos downloads no Brasil mostra que as pessoas estão interessadas nisso. O fato de que 19 milhões músicas são baixadas ilegalmente não quer dizer que as pessoas não comprariam essas músicas.”
O Index de Música Digital também afirma que os lucros com a venda legal de arquivos digitais pelas gravadoras cresceu 8% em 2011, para cerca de US$ 5,2 bilhões. Em 2010, o aumento nos lucros foi de 5%.
O número cada vez maior de lojas de música online, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), contribui para esse aumento. No início de 2011, os maiores serviços internacionais de venda de música online estavam em 23 países. Um ano depois, já estavam presentes em 58 lugares.
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações do site da BBC Brasil
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…