França propôs ao Brasil parceria para a digitalização de acervos, o que pode iniciar a Política Nacional de Preservação de Arquivos AudiovisuaisNa última quarta-feira, o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, recebeu o presidente do Instituto Nacional de Audiovisual da França (INA), Emmanuel Hoog, que integrou a comitiva do presidente francês Jacques Chirac, em viagem ao Brasil.

Responsável pela preservação e digitalização do acervo audiovisual de toda a Europa, Hoog veio relatar a experiência francesa e propor uma parceria com o governo brasileiro para a preservação de acervos. Isso representaria o primeiro passo para o Brasil implementar uma Política Nacional de Preservação de Arquivos Audiovisuais.

“Hoje temos a Cinemateca Brasileira, que cuida do acervo de cinema. A idéia é ampliar esse acervo a partir da sistematização da experiência francesa, para que possamos tê-la como base”, afirmou Ferreira. “Propomos à França que, dentro de um mês, possamos assinar termo de cooperação para desenvolvermos uma política de preservação de acervos audiovisuais, incluindo o cinema, as TVs e as rádios, como hoje ocorre na França”, completou.

Segundo Hoog, o INA abriga o maior acervo digital do mundo, com mais de 2,6 milhões de horas de arquivo digitalizado, que cresce cerca de 351 mil horas anualmente. Pela lei francesa, qualquer pessoa pode acessar o acervo, desde que apresente razões de estudo ou trabalho, sem poder realizar cópias, como em uma biblioteca.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *