Categories: MERCADO

Brasil lidera aumento do consumo de entretenimento e mídia no mundo

O mercado brasileiro de entretenimento e mídia apresentou o maior crescimento entre as principais economias do mundo em 2010 e atingiu US$ 33,1 bilhões. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo estudo da consultoria PwC em 58 países, no ano passado o Brasil cresceu 15,3%, à frente de Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, alguns dos principais mercados do mundo. A pesquisa considera serviços consumidos pela população e também receitas com publicidade.

Os segmentos que tiveram mais representatividade no Brasil foram serviços de TV por assinatura e acesso à internet, em consumo, e publicidade em televisão, entre os anunciantes. Os três segmentos registraram um aumento superior a 20% no ano passado.

“O crescimento está diretamente relacionado ao desempenho da economia. A ascensão de mais brasileiros à classe média já trouxe impacto significativo no ano passado”, afirma Estela Vieira, sócia da PwC para a área de entretenimento e mídia.

Puxada pelo Brasil, que representa 50% dos resultados, a América Latina também foi a região que mais subiu em receitas: 12,2%, atingindo US$ 66 bilhões.

A pesquisa mostra ainda que o Brasil, ao lado da China, apresentará até 2015 o maior ritmo de crescimento entre as 12 principais economias: 11,4%, ante 11,6% do país asiático. “Com a ampliação do acesso à internet de alta velocidade, prometida com o Plano Nacional de Banda Larga, é possível que o Brasil ultrapasse Itália e Coreia do Sul até 2015 e se consolide como o sétimo maior mercado para entretenimento e mídia”, diz.

Hoje o país ocupa a nona colocação, num mercado de US$ 1,4 trilhão.

A disseminação de smartphones e tablets contribuirá para o amadurecimento do mercado de internet móvel.
Serviços de acesso à web sem fio movimentarão cerca de US$ 5 bilhões até 2015, crescimento médio anual de 23,5%, um dos maiores entre as 13 categorias de entretenimento e mídias avaliadas. A banda larga fixa crescerá, no período, 13,6%.

Impulsionado por jogos on-line, em redes sociais e aplicativos para celulares, o mercado de games deve crescer, em média, 7,7% ao ano no Brasil até 2015. O ritmo será superior ao consumo de revistas, músicas e livros, que deve aumentar de 2,4% a 7,4%.

Em valores, o mercado continua pouco expressivo e representa apenas 2% das receitas com entretenimento. No mundo, o mercado de games ganha ainda mais expressão na comparação com outros segmentos. Atualmente, o segmento global totaliza US$ 55,5 bilhões e, até 2015, crescerá em média 8,2% ao ano, ante 7% registrados pelos serviços de TV por assinatura.

*Com informações da Folha de S. Paulo

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago