Categories: NOTÍCIAS

Brasil tem quatro projetos selecionados para Fundo da Unesco

O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, instrumento criado pela Convenção da Unesco para a Promoção e a Proteção da Diversidade das Expressões Culturais, encerrou sua segunda edição de seleção de projetos no último dia 30 de junho.

De acordo com as regras estabelecidas pelo Comitê Intergovernamental da Convenção da Diversidade Cultural, cada país membro da Convenção podia enviar quatro projetos, sendo dois de organizações governamentais e dois de organizações não governamentais (ONGs).

O  Brasil teve sos seus quatro projetos pré-selecionados, sendo, na área de Organizações governamentais,  o Projeto para a promoção e acessibilidade das pessoas com deficiência visual e auditiva aos cinemas do Brasil, da Agência Nacional do Cinema (Ancine);  e  Circulador Afrocultural, da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC); e na área de Organizações não governamentais, o projeto Cineastas Indígenas do Programa para Crianças, da Associação Vídeo nas Aldeias;  e Casa Fora do Eixo, da Associação Caminho das Artes.

Os projetos pré-selecionados serão submetidos a um novo processo de seleção, na Unesco, quando serão confrontados com as propostas de outros países. A lista de selecionados deverá ser validada e divulgada pelo Comitê Intergovernamental em dezembro de 2011.

O processo de pré-seleção obedeceu aos seguintes critérios: conformidade dos projetos apresentados com as regras do edital; a concordância entre os objetivos dos projetos e os objetivos do Fundo Internacional; a capacidade do proponente de implementar o projeto; o alcance e impacto do projeto na área cultural a que corresponde; e a adequação da proposta às necessidade e prioridades da política cultural brasileira.

No Brasil, os projetos foram recebidos pela Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores, que tem desempenhado as funções de Comissão Nacional para a Unesco, e avaliados em conjunto com a Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC). Dos 31 projetos recebidos, 28 foram apresentados por ONGs.

O Fundo tem como objetivo financiar atividades que facilitem a adoção de políticas culturais que visem proteger e promover a diversidade das expressões culturais e reforçar a infraestrutura institucional correspondente, reforçar indústrias culturais existentes e favorecer o  surgimento de novas indústrias culturais.

*Com informações do site do MinC

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago