O Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Distrito Federal (GDF) lançaram nesta segunda-feira (29/2) o edital do Fundo de Apoio à Cultura da Linguagem Audiovisual.
Além do grande aporte de recursos, o edital traz categorias que nunca haviam sido contempladas pelo Fundo de Apoio à Cultura, como a criação e manutenção de cineclubes, restauração e preservação de acervo e linhas específicas para publicações, capacitações e pesquisas relacionadas ao audiovisual.
A iniciativa também traz avanços no que diz respeito à desburocratização do acesso ao edital por meio da alteração da legislação do FAC. As mudanças colocaram fim à obrigatoriedade das contrapartidas e à exigência de três orçamentos para cada rubrica, pleitos históricos do movimento cultural brasiliense.
Os interessados em concorrer ao edital podem se inscrever até 15 de abril, pelo site www.editais.cultura.df.gov.br. Para concorrer, é preciso ter cadastro de ente e agente cultural, morar em Brasília há pelo menos dois anos e comprovar atividade artística ou cultural por meio de portfólio.
Os projetos podem ser inscritos para produção, complementação, comercialização ou distribuição de longas-metragens, curtas-metragens, obras seriadas e animações. O benefício também prevê o financiamento de mostras e festivais, publicações especializadas, pesquisas culturais, preservação de acervo e desenvolvimento do cineclubismo.
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…