Na Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil, estima-se que a audiência do evento chegue a 26 bilhões de pessoas, sendo que três milhões de turistas brasileiros e 600 mil internacionais devem circular pelo país, e 18 mil profissionais da imprensa são esperados para a cobertura. Grande oportunidade para o país mostrar sua cultura e diversidade.
Para pensar em tais questões, o Ministério da Cultura, que coordena a Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, se reuniu com os membros da grupo, pela primeira vez, nesta quarta-feira (13/7). O primeiro encontro teve como foco os projetos voltados para a Ação Social. O próximo será nos dias 15 e 16 de setembro, quando serão abordados os projetos relacionados à Educação e Cultura.
Nessa primeira reunião, Guilhermo Piernes, representante do Ministério dos Esportes, apresentou as diretrizes do Plano de Promoção do Brasil na Copa desenvolvido pela pasta. Ele ressaltou que o plano deve ser flexível para que atenda as peculiaridades regionais do Brasil, que seja forte o bastante para ser amplamente utilizado,ressalte atributos e características culturais que o país quer valorizar internamente e que o mundo o reconheça como sendo único do Brasil.
O representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Wilson Augusto de Oliveira, revelou estar em andamento estudos e planejamento para que se promova a acessibilidade de portadores de necessidades especiais e locomoção reduzida aos estádios. Outras diretrizes dizem respeito ao combate da exploração sexual, ao cuidado com a população que reside próximas aos estádios em construção e também com os moradores de rua. Ele defendeu a necessidade e ressaltou que o governo federal está empenhado em promover ações sociais que tenham como foco essa camada da população e que promova resultado para além da Copa o Mundo.
Participou também, dessa primeira reunião, o representante do Ministério do Trabalho, Denis Freitas, que revelou estar em fase de implementação, no âmbito do Plano Nacional de Qualificação, um programa voltado a profissionais ligados diretamente com o Mundial de Futebol, como copeiros, guias turísticos, taxistas, mensageiros, garçons, entre outras profissões. Os profissionais capacitados através do programa poderão receber selos de identificação, o que representará um diferencial para os visitantes e turistas.
Câmara Temática – A missão da Câmara é preparar o país não apenas para o evento em si, mas também promover ações estruturantes que permitam ao Brasil constituir um legado cultural, educacional e de ação social. “Nosso esforço é que o olhar das cidades-sedes e o olhar do governo federal sejam estruturantes. Desse modo, a câmara temática, formada por vinte representantes de diversos ministérios e desses municípios, devem produzir as propostas, debatê-las e apresentá-las ao Comitê Executivo da Copa”, afirmou a diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e coordenadora da Câmara Temática, Juana Nunes. Segundo ela, a apresentação dessas propostas ao Comitê pode ocorrer em outubro ou novembro deste ano.
A assessora especial do Ministério da Cultura, Morgana Eneile, explicou que não é possível pensar a Copa do Mundo como evento que ocorra apenas em trinta dias. Ela citou ainda parcerias que o MinC vem fazendo para preparar instituições culturais, não só para receberem os visitantes que desembarcarão no Brasil, a partir de 2013, para a Copa das Confederações, mas também para meses e anos após o evento. “O ministério da Cultura está investindo, em parceria com a Petrobrás, R$ 2 milhões para a restauração e modernização do Museu de Belas Artes no Rio de Janeiro. Temos que continuar investindo em equipamentos culturais, para que as cidades-sedes ofereçam serviços culturais de qualidade aos visitantes”, disse.
*Com informações do site do MinC
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